Atletas surdos/Comunicação Fundesporte
Atletas surdos de Mato Grosso do Sul fizeram história na Surdolimpíada Nacional, abrindo novos horizontes para a inclusão e diversidade no cenário esportivo. Pela primeira vez, representantes do estado participaram do evento em Londrina (PR), nos dias 2 e 3 de dezembro, disputando modalidades individuais e em duplas, como boliche, vôlei de praia e mountain bike. O apoio do Governo estadual, através da Fundesporte e da Setescc, foi essencial para viabilizar a presença desses talentosos atletas.
Rivair Souza da Silva, surdoatleta de Dourados, alcançou um feito notável ao conquistar a medalha de ouro no boliche. Seu desempenho excepcional não apenas encheu de orgulho a comunidade esportiva sul-mato-grossense, mas também o colocou em destaque, garantindo sua convocação para representar o país na Surdolimpíada Mundial, programada para Tóquio, no Japão, em 2025.
“Estudar os movimentos, as pegadas, a movimentação do braço e a velocidade do arremesso foi crucial. A competição foi desafiadora, com atletas experientes, mas estou determinado a me preparar ainda mais para brilhar na Surdolimpíada Mundial”, compartilha emocionado Rivair.

Herculano Borges, diretor-presidente da Fundesporte, enaltece o papel significativo da Surdolimpíada na inclusão dos surdos no mundo esportivo, destacando a visibilidade que o evento proporciona à comunidade surda.
Os atletas representantes de Mato Grosso do Sul são afiliados à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul). Adriano Gianotto, diretor da entidade, ressalta a importância do esporte na vida dos atletas: “A conquista da medalha de ouro no boliche foi incrível. Os atletas precisam de orientação, foco e paciência. Essa vitória é um marco e motivação para todos”.
Essa participação histórica dos atletas surdos do estado não apenas celebra as conquistas esportivas, mas também destaca a importância do esporte na promoção da inclusão, da saúde mental e do alcance de novos patamares para todos os envolvidos.