Indígenas/Paula Maciulevicius
Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Evento itinerante leva cultura indígena aos órgãos governamentais em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas
Da redação - 12/04/2024 • 13:00
Indígenas/Paula Maciulevicius
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), iniciou neste mês de abril a iniciativa “Aldear Espaços”, levando a cultura indígena de Mato Grosso do Sul aos espaços públicos estaduais em celebração ao Dia dos Povos Indígenas.
A primeira ação itinerante ocorreu na quinta-feira (11) na Secretaria da Cidadania, localizada no complexo de blocos do Governo do Estado onde funcionam Ageprev, Escolagov e Fundesporte. A programação incluiu apresentações da orquestra indígena e da dança Hiyokena Kipâe, que traduzido do terena significa dança da Ema, uma tradição terena que remonta à Guerra do Paraguai.
O Subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza, destacou a importância do evento para promover a interculturalidade e o diálogo entre as populações indígenas e a sociedade. “Queremos mostrar que nós existimos, que somos presentes em Mato Grosso do Sul e promover mais respeito e diálogo entre todos”, afirmou Fernando.
Além das apresentações culturais, o evento ofereceu ao público a oportunidade de degustar pratos tradicionais indígenas à base de mandioca e frutas, como Hî-hî, Jety mbichy e Pireka’i. Fernando Souza ressaltou a importância de compartilhar a tradição alimentar indígena e como ela se mantém viva nos territórios indígenas do estado.
Mato Grosso do Sul abriga mais de 116 mil indígenas distribuídos em 79 municípios, pertencentes a oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Ofaié, Kinikinau, Atikum e Guató. A próxima edição do “Aldear Espaços” está agendada para o dia 16 de abril no saguão da Assembleia Legislativa, às 8h, dando continuidade à iniciativa de aproximar a cultura indígena dos espaços de poder e decisão em Mato Grosso do Sul.