ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

“Privatização não é a solução”, diz vereador Landmark sobre a saúde da Capital

Proposta é a de sanar os problemas e não permitir que pacientes fiquem à mercê do setor privado

Michelly Perez - 20/02/2025 • 10:20

Foto: divulgação

A saúde de Campo Grande é alvo de diversas propostas apresentadas por vereadores em busca de soluções para o serviço que é um dos líderes de reclamações entre a população. Contra a proposta de privatização apontada pelo vereador Rafael Tavares (PL), o vereador Landmark  Rios (PT), cita que entregar a gestão das unidades para a iniciativa privada não será a solução, tendo como exemplo, cidades no país que adotaram o sistema.

O vereador Rafael Tavares protocolou um projeto de lei que ameaça a saúde pública aqui de Campo Grande. A privatização do serviço público da saúde aqui em Campo Grande. Isso não é a solução. A saúde do nosso povo não pode ser capacho do capital. Do contrário, teremos retrocesso, pois nosso país é exemplo no mundo no que tange ao sucesso do SUS.”, disse Landmark.

Conforme já noticiado em outras ocasiões pela Revista  A Foto nas unidades de saúde faltam desde medicamentos, até cadeiras de rodas para o transporte dos pacientes. Um exemplo é a UPA do bairro Universitário, onde o banheiro feminino está interditado, pacientes reclamam da sujeira e entram em desespero com o descaso (relembre)

“Precisamos pensar é na ampliação desse serviço e soluções para os problemas existentes, como demora no atendimento e longas filas para cirurgia, mas esse é um debate que requer maturidade do legislador, por isso nosso mandato vai buscar esse caminho e não entregar a nossa saúde nas mãos de empresas que vão mirar lucro ao invés da vida”, finalizou Landmark.

 

Como foi o atendimento ?

Usuários do SUS que buscarem atendimento nas unidades de saúde de Campo Grande irão se deparar com um cartaz do Ministério Público de Mato Grosso do Sul solicitando que o serviço seja avaliado. Basta abrir um QR Code com a câmera do celular e, por meio de um formulário, detalhar se o serviço buscado na unidade foi realizado, se a infraestrutura era adequada, qual o tempo de espera, entre outras informações.

A iniciativa faz parte do projeto “O MPMS quer te ouvir”, desenvolvido pela 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, com o objetivo de identificar as melhorias necessárias para o atendimento de saúde da Capital, sob a ótica dos usuários.

A Promotora de Justiça Daniella Costa explica que a assessoria técnica da Promotoria já realiza vistorias periódicas nas unidades de saúde, que servem para subsidiar o trabalho de acompanhamento da qualidade dos serviços prestados pelo SUS.

“Agora, com o projeto ‘O MPMS quer te ouvir’, a nossa atuação estará ainda mais próxima do cidadão, porque obteremos informações enviadas diretamente pelos usuários. Queremos saber como a população avalia o atendimento, o que funciona bem e o que precisa ser melhorado”, explica a Promotora de Justiça, que é titular da 32ª Promotoria, especializada na área da saúde.

Os cartazes do MPMS que direcionam para os formulários já começaram a ser fixados, e estão disponíveis em cerca de 60% das unidades de saúde da capital. Até a próxima semana, todas as 74 UBS e USF deverão estar cobertas.

Tags: Landmark, Privatização, saúde,