ícone whatsapp

Cultura • Confira tudo que você precisa saber sobre cultura

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Luciano Bortoluzzi inicia turnê da 5ª volta ao mundo no Festival América do Sul

Artista revela bastidores do espetáculo 'Esperando o Lima', fala sobre cinema e comemora trajetória de 26 anos na palhaçaria

Da redação - 19/05/2025 • 11:14

Foto: Salim Haqzan Hassan

O ator, palhaço Maestro Joanim e produtor Luciano Bortoluzzi, apresentou o espetáculo “Esperando o Lima” no palco Areninha, em Corumbá (MS), às 17h do último dia 16 de maio de 2025. Inicialmente, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), entidade realizadora do festival, havia anunciado que o palhaço faria apresentação às 16h, mas o sol quente que iluminava a cidade branca fez o horário mudar.

“Esperando o Lima foi às 17 horas, porque é quando o sol começa a cair, a luz fica maravilhosa. É a hora de ouro da fotografia. Estava tudo super bacana”, introduziu Luciano.

Ele foi aprovado na categoria Artes Cênicas – Circo Internacional, pois tem mais de duas décadas de trajetória rodando o mundo com o trabalho. “O meu espetáculo está há 26 anos na estrada. E pra mim está sendo uma retomada. Juntando tudo que eu fiz, eu dei quatro voltas ao mundo e agora eu começo a grande turnê da quinta volta ao mundo. E começou justamente pelo Festival América do Sul, lá em Corumbá”, apontou o artista.

Quatro voltas ao mundo

Luciano revelou que foram longos os trajetos atravessados com a palhaçaria. “Eu fiz quatro voltas ao mundo me apresentando. Cada volta é 40.000 km. Eu fiz 180.000. Então, essa começa uma nova fase, uma nova velha fase. Porque comecei há 26 anos. Quase metade da minha vida estou fazendo isso”.

Apenas no Brasil, o artista fez cerca de 140.000 km de palhaçaria, indo do Norte ao Sul do país continental juntamente com a família. “Viajei por todo o Brasil. Fui três vezes pro Chuí, duas vezes pro Oiapoque. Viajei toda América do Sul, França, Alemanha. Viajei sozinho, com a mãe dos meus filhos e com os meus filhos. Um ano e meio pelo Brasil. A gente fez uma turnê em família. As crianças conheceram 20 estados”, contou.

Portal do Pantanal Sul

Durante sua rápida estada na cidade branca ele se disse ‘encantado’ com Corumbá. “É um lugar muito forte. É um polo muito forte. Esse rio maravilhoso com esse pôr do sol a cada dia diferente. Me apresentei justamente ali, nas margens do Paraguai, com aquele espelho lindo na água, com aquele sol, aquela luz fantástica, cinematográfica. Fiquei muito feliz. Fiquei emocionado de estar começando a quinta volta ao mundo lá”.

Na avaliação de Luciano, para aprofundar ainda mais a troca de conhecimentos, o festival poderia oportunizar a permanência dos selecionados por todo o evento. “Foi só uma apresentação. Viajei de São Paulo até Corumbá. Cheguei ontem [15.mai], trabalhei o dia inteiro correndo, vendo condições técnicas, acertando tudo. Me apresentei num pôr do sol maravilhoso, juntou uma roda enorme, foi lindo para caramba”, apontou.

O artista gaúcho, que mora em São Paulo desde 1990, é formado na Escola de Arte Dramática da USP. “Morei em Mato Grosso de 2011 a 2013 e de 2017 a 2021. Na época, tive o Circo Pirathiny e fiz 10 obras audiovisuais no estado de MT”, explicou.

De volta à capital paulista, ele pretende seguir com as apresentações do trabalho. “Estou fazendo Parque Augusta lá, as praças, me apresentando na rua em São Paulo, nas melhores praças, nos melhores parques. Estou fazendo temporada nos parques”.

Para continuidade de seu trabalho, Luciano tem feito grandes parcerias. “Estou trabalhando com o Cláudio Carneiro, que fez várias temporadas no Circo do Soleil. Ele é um palhaço brasileiro que fez muito sucesso lá. Tem agendas internacionais fortíssimas, é um cara super bacana que eu conheço há 20 anos, mais de 20 anos. Agora, pela primeira vez, conseguimos trabalhar juntos”.

Ainda conforme Luciano, a apresentação em Corumbá foi a oportunidade para testar os resultados da influência de Carneiro. “Estou com uma roupagem nova nesse espetáculo. Está bem legal. Uma coisa que foi muito legal é que eu testei números novos pela primeira vez lá em Corumbá”. “Eu experimento e experimentei em Corumbá e o público riu muito. Sigamos. Vamos que vamos fazendo rua”, completou.

Carreira no cinema

Além de ser destaque nas artes circenses, teatro e produção, Luciano é um dos atores mais renomados com trabalhos no Centro-Oeste. Seu currículo se estende de produções cinematográficas a títulos da Netflix. Ele pode ser visto em trabalhos como Sintonia. “Tem toda a história do cinema, todas as coisas que aconteceram. Voltei para São Paulo, não estou mais em Mato Grosso. Mas em Mato Grosso, claro, fiz muita coisa. Estou no 12º trabalho audiovisual lá. Ontem fechou mais um longa. Fiz sete longas lá. Filmei um agora em dezembro também. Fiz sete longas, fiz quatro séries e o resto curtas”.

E ele deve retornar ao estado vizinho por motivos de cinema. “Em junho, estou indo para Mato Grosso filmar um longa-metragem, que chama Ensaio sobre a Verdade“.

Conforme o artista, ele também deve rodar em breve um roteiro de sua autoria. “Escrevi um roteiro chamado Fome de Estrada, que conta a história de um velho palhaço que viaja pelo Brasil se apresentando. Ele viaja com a Parati — lembra da Parati lá que teve no Insustentáveis? [série mato-grossense exibida no Prime Video]”, adiantou.

Entre os títulos recentes que Luciano pode ser visto atuando estão “Silvio” (2024), onde interpreta o Governador na cinebiografia de Silvio Santos, e “O Anel de Eva”, no papel de Marcelo. Em 2022, foi protagonista em “Mares do Desterro” como Joaquim, personagem que também viveu na versão internacional “Seas of the Banished” (2020). No mesmo ano, participou do sci-fi “Loop” como médico. Em “The Battle of Shangri-la” (2019), interpretou o Pastor Paulo, além de atuar em produções como “Desamantes”, “Se Arrependimento Matasse” e no premiado “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert.

Na televisão, ficou conhecido por papéis em séries como “Sintonia” (Netflix), onde viveu o Pastor Leopoldo em três episódios, e “Insustentáveis” (Prime Video), no papel do Pastor Romeu. Também participou de “Terrores Urbanos”, “O Negócio” (HBO) e da minissérie “Aqueles Dias” (2025).

Nos seus quase 30 anos de carreira, o artista tem conseguido transitar entre teatro, cinema e TV. (com informações Teatrinetv)