Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
O Inmet alerta que, com essa onda de calor, as temperaturas podem ficar até cinco graus acima da média estimada para o período
Dayane Mendonça - 06/05/2024 • 12:41
Cidades mais quentes/Prefeitura de Corumbá
No domingo, 5 de maio, cidades de Mato Grosso do Sul se destacaram entre as mais quentes do Brasil, em meio a uma onda de calor que desafia as expectativas da estação outonal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, prevendo que o fenômeno persistiria até as 18h desta segunda-feira, 6 de maio, porém, este já é o terceiro aviso renovado apenas em maio.
De acordo com os dados do Inmet, no domingo, 5 de maio, Pão de Açúcar, no Paraná, registrou a temperatura mais alta do país, atingindo 37,8°C. Logo em seguida, Corumbá, em Mato Grosso do Sul, não ficou atrás, marcando 37°C. Outras cidades sul-mato-grossenses também figuraram entre as mais quentes, como Nhumirim, Aquidauana, Porto Murtinho e Jardim, todas registrando temperaturas acima dos 36°C. Além disso, Dourados, importante município do estado, registrou máxima de 34,4°C.
O Inmet alerta que, com essa onda de calor, as temperaturas podem ficar até cinco graus acima da média estimada para o período, o que representa um risco à saúde pública. Medidas de precaução e cuidados especiais são recomendados para lidar com essa condição climática adversa.
Essa persistência de altas temperaturas em pleno outono revela uma anomalia climática significativa, chamando a atenção para os impactos das mudanças climáticas em regiões que tradicionalmente não enfrentavam esse tipo de cenário. A população é instada a se manter informada sobre os alertas meteorológicos e a adotar medidas para se proteger dos efeitos do calor extremo.