ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Competidoras de Coxim, Bela Vista e Dourados são as vencedoras do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

Todas as receitas que participaram do desafio tiveram origem nas etapas municipais, realizadas entre julho e outubro deste ano

Da redação - 01/11/2023 • 06:00

Desafio Estadual das Merendeiras/Divulgação

Sob aplausos e ao som da torcida organizada, representantes dos 24 municípios de Mato Grosso do Sul que participaram do 2º Desafio Estadual das Merendeiras desfilaram em um vibrante tapete vermelho, marcando a abertura da cerimônia de premiação da grande final da competição. O evento, realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sistema Fecomércio, através do Senac MS, aconteceu na noite de terça-feira (31) no Gran Murano Buffet, em Campo Grande.

Durante a premiação, foram anunciadas as três melhores receitas da competição. A grande vencedora foi Suellen Sulina da Costa, merendeira de Coxim, com seu prato “Strogonoff de frango e legumes”. A segunda colocação ficou com Francisca Ajala, de Bela Vista, e sua receita “Sopa paraguaia à la buga”, enquanto a terceira posição foi conquistada por Maria Aparecida Ferreira do Nascimento, merendeira de Dourados, com o prato “Antepasto de legumes com frango ao molho branco”.

Todas as receitas que participaram do desafio tiveram origem nas etapas municipais, realizadas entre julho e outubro deste ano. Cada uma delas foi elaborada com ingredientes da agricultura familiar, conforme as diretrizes estabelecidas no edital, priorizando uma alimentação saudável para os estudantes, incluindo o uso de uma proteína e a substituição do sal refinado por sal de ervas, além da exclusão de alimentos ultraprocessados.

Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, destacou que o Desafio visa não apenas fornecer uma merenda de qualidade aos estudantes, mas também incentivar as prefeituras municipais a apoiar a produção local da agricultura familiar, promovendo o empreendedorismo no campo.

A competição não se limitou à culinária, pois incluiu a realização de workshops para capacitar os participantes na elaboração das receitas. No total, 689 pessoas foram treinadas, promovendo o aprimoramento profissional das merendeiras e nutricionistas, permitindo que desempenhem um papel mais ativo nas escolas.

O Senac MS desempenhou um papel fundamental na avaliação dos pratos, garantindo que atendessem a critérios rígidos de higiene, utilização de ingredientes e, mais importante, sabor e textura, essenciais para que as refeições sejam bem aceitas pelas crianças.

Durante a cerimônia de premiação, as nutricionistas de cada município participante receberam reconhecimento pelo seu trabalho. Produtores da agricultura familiar que contribuíram com os ingredientes também foram homenageados, valorizando seu esforço em fornecer alimentos de qualidade.

A etapa estadual do 2º Desafio das Merendeiras destacou a dedicação e a criatividade dessas profissionais, promovendo a importância da merenda escolar saudável e incentivando a compra de produtos locais, enriquecendo a economia do estado.