Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Para 65% dos sul-mato-grossenses, peixe é prato indispensável no almoço de Páscoa
Da redação - 25/03/2024 • 11:00
Peixes/Marcos Maluf
O mercado brasileiro tem testemunhado um aumento significativo no consumo de peixes nos últimos anos, impulsionado não apenas pelo sabor variado e suculento, mas também pelos benefícios à saúde que esses alimentos oferecem.
Os peixes não são apenas uma opção deliciosa, mas também são reconhecidos por promoverem um estilo de vida saudável. Rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras benéficas, como o ômega 3, o consumo regular de peixe está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, melhora da memória e fortalecimento de ossos e dentes.
Uma pesquisa conduzida pela Fecomércio MS revelou que, entre os entrevistados em diversas cidades do Estado, 65,90% afirmaram que o peixe é um item indispensável na mesa das comemorações de Páscoa em família, superando até mesmo itens tradicionais como carne para churrasco, doces e cerveja. Os preferidos para a ocasião foram o pacu, a tilápia, o pintado e o bacalhau.
Para tornar a experiência gastronômica ainda mais rica, diversas opções de pratos podem ser exploradas, especialmente durante o período da Quaresma. Desde um peixe com bananas grelhadas e molho de uvas passas e damascos até um tambaqui na brasa com azeite de ervas, ou até mesmo uma incursão na culinária peruana com um ceviche de tilápias, as opções são vastas e convidativas.