Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Número de casos positivos aumenta 239.53%, com quatro municípios enfrentando alta incidência
Da redação - 24/01/2024 • 13:00
Dengue/Bruno Rezende
A terceira semana de janeiro trouxe uma preocupante realidade para Mato Grosso do Sul, com um crescimento extraordinário de 239.53% nos casos confirmados de dengue, conforme revelado pelo último boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Em um curto intervalo de sete dias, os casos positivos saltaram de 43 para 146, indicando uma situação crítica no enfrentamento da doença. Felizmente, não foram registradas mortes até o momento.
A situação se agrava quando observamos a quantidade de casos prováveis, que mais que dobrou no mesmo período, passando de 492 para 1.019. Isso representa um aumento de 107.11%, englobando os casos em investigação, confirmados e ignorados, excluindo os descartados.
Quatro municípios, Aral Moreira, Sete Quedas, Paranhos e Costa Rica, apresentam uma alarmante alta incidência, ultrapassando os 300 casos a cada 100 mil habitantes. Essa situação alerta para a necessidade de medidas urgentes para conter a propagação da dengue nessas regiões.
Enquanto isso, Laguna Carapã, Paraíso das Águas, Água Clara, Chapadão do Sul e Coronel Sapucaia estão classificados como nível de média incidência, registrando de 100 a 200 casos a cada 100 mil habitantes.
Chapadão do Sul, localizado a 332,6 km de Campo Grande, lidera a estatística de casos confirmados, totalizando 46 registros. Sete Quedas e Dourados seguem, com 23 e 15 casos, respectivamente. A capital, Campo Grande, até o momento, registrou 4 casos positivos para dengue.
A situação demanda atenção imediata das autoridades de saúde e da população, ressaltando a importância de medidas preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, para reverter essa alarmante tendência de crescimento dos casos na região.