ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Dia D contra a dengue acontece neste sábado em MS

Com o tema '10 minutos contra a dengue', a iniciativa visa enfatizar a importância da eliminação de criadouros

Da redação - 01/03/2024 • 10:00

Dia D/Governo de MS

Neste sábado (2), Mato Grosso do Sul se une em uma grande mobilização contra a dengue, por meio do Dia D alusivo à Campanha do Ministério da Saúde – ‘Brasil unido contra a dengue’. Com o tema ’10 minutos contra a dengue’, a iniciativa visa enfatizar a importância da eliminação de criadouros como medida primordial de prevenção.

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), acontece de forma simultânea nos 79 municípios do Estado. Estrategicamente, a SES estabeleceu parcerias com diversas instituições, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar, o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, a Defesa Civil e o Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso Do Sul), para fortalecer as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor.

A Blitz Educativa é uma das principais estratégias adotadas, visando não apenas orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de lixo e resíduos, mas também para conscientizá-la sobre a importância de eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Dra. Crhistinne Maymone, convoca a população a se unir nesse esforço coletivo. “Contamos com o seu apoio, para que você se motive, esteja conosco, mas que também tire 10 minutos do seu dia e verifique todos os locais em sua residência, se não está deixando recipientes e/ou reservatórios de água que possam impactar na propagação da doença. Contamos com você”.

Larissa Castilho, superintendente de Vigilância em Saúde da SES, destaca a importância dessas ações em meio ao contexto nacional. “Nós estamos acompanhando esse cenário no país, e estamos nos preparando e criando ações que possam mitigar a ação dengue em nosso Estado. Por isso, ações como essa são de extrema importância e precisamos estar juntos nesta luta diária contra o mosquito”.

A presidente do Cosems/MS, Josiane Oliveira Corrêa, reforça o papel crucial da população no combate ao mosquito transmissor. “Mais importante do que impedir a transmissão é não deixar realmente o mosquito nascer. Por isso é importante aproveitarmos esse período em que estamos nas nossas casas para limparmos o nosso quintal e, de certa forma, tentar mitigar a transmissão da dengue no Estado”.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, ressalta o engajamento da corporação nessa iniciativa. “O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul vem somar forças na conscientização desta ação integrada para o combate à Dengue, Zika e Chikungunya na eliminação de recipientes que acumulem água, impedindo assim, a possibilidade de formação de criadouros do mosquito. Todos estamos nessa guerra juntos”.

A Tenente Lechuga, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, destaca a importância da participação ativa da instituição nesse evento de prevenção à Dengue. “Reconhecemos a importância da campanha e estaremos presentes com o intuito de agregar porque entendemos a necessidade da conscientização da população”.

Neste esforço conjunto, cada cidadão desempenha um papel crucial. A mobilização não se restringe apenas a um dia, mas é um chamado para uma mudança de hábitos e uma atitude constante na prevenção e combate à dengue. Afinal, é somente com a união de todos que será possível erradicar essa doença que afeta milhares de pessoas todos os anos.