ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Em meio às ondas de calor, uso da água deve ser consciente

O aumento significativo da temperatura pode ocasionar um consumo maior de água nas residências, o que pode diminuir as pressões nas redes e gerar pontos de intermitências

Da redação - 15/11/2023 • 11:12

Água/Marcos Maluf

Com a chegada das ondas de calor e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul, é importante que a população saiba fazer o uso consciente da água durante esse período.

O aumento significativo da temperatura pode ocasionar um consumo maior de água nas residências, o que pode diminuir as pressões nas redes e gerar pontos de intermitências, sobretudo em áreas mais elevadas das cidades.

A equipe técnica da empresa Sanesul emitiu alerta e ressalta que, comumente, em momentos de calor intenso, as pessoas buscam alívio utilizando mangueiras para umidificar ambientes, molhando superfícies como paredes, ruas e calçadas. No entanto, essas ações são temporárias e resultam em um desperdício considerável de água tratada, podendo comprometer o abastecimento ao longo do dia.

Neste contexto, o apoio da população é fundamental para o uso racional da água.

A empresa oferece dicas práticas, como fechar torneiras ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louças, aproveitar a água da máquina de lavar roupa para limpezas e reduzir o tempo do banho.

Além disso, a utilização de baldes para limpezas gerais, vassouras ao invés de mangueiras e o uso eficiente da máquina de lavar roupas são medidas recomendadas para evitar o desperdício. O cuidado e a consciência no uso diário da água são fundamentais para preservar esse recurso essencial.