Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
A vacinação contra a dengue é uma das intervenções mais importantes em saúde pública para prevenir e controlar doenças imunopreveníveis
Da redação - 26/02/2024 • 13:00
Vacina dengue/Álvaro Rezende
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, anunciou a ampliação da oferta de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes. A Resolução n. 179/SES/MS, publicada no Diário Oficial do Estado, estende a faixa etária para a imunização, visando combater a alta incidência de casos de hospitalização por dengue nesse grupo.
Inicialmente direcionada para crianças de 10 a 11 anos, a vacinação agora abrangerá aqueles com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Essa medida se baseia em dados que mostram que a faixa etária de 10 a 14 anos concentra o maior número de internações por dengue entre crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, explicou que a decisão de ampliar a vacinação foi tomada após reunião com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), permitindo que os estados que se sintam confortáveis com a medida possam adotá-la. Essa ampliação visa a rápida oferta da vacina para toda a população-alvo e a redução das hospitalizações e óbitos relacionados à dengue.
A vacinação contra a dengue é uma das intervenções mais importantes em saúde pública para prevenir e controlar doenças imunopreveníveis. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A recomendação é que a vacinação comece com a administração da primeira dose, sendo as demais doses enviadas posteriormente conforme o intervalo recomendado.
Até o momento, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde um total de 73.354 doses do imunizante contra a dengue, distribuídas nas quatro macrorregiões de saúde do estado. Essa distribuição tem como objetivo atingir uma ampla cobertura vacinal em todas as regiões, incluindo municípios como Dourados, Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá, entre outros.
A medida faz parte dos esforços do governo estadual para fortalecer as ações de prevenção e controle da dengue, proporcionando mais proteção à população, especialmente às crianças e adolescentes, que são mais suscetíveis às complicações causadas pela doença.