Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Ao todo, 180 participantes foram capacitados em quatro momentos no mês de março
Da redação - 15/04/2024 • 12:00
Manejo clínico da dengue/Divulgação HU
Para garantir uma assistência ágil e eficaz aos pacientes com suspeita ou confirmação de dengue, o Hospital Universitário de Campo Grande desenvolveu o “PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO DA DENGUE EM PACIENTES” na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Além da elaboração do protocolo, a UDIP promoveu a capacitação de profissionais de saúde assistenciais, residentes médicos e multiprofissionais atuantes na instituição. Ao todo, 180 participantes foram capacitados em quatro momentos, ocorridos nos dias 15, 19, 20 e 22 de março. Durante esses encontros, foram discutidos temas relacionados à dengue, seu manejo clínico, a importância da notificação e acompanhamento dos desfechos da doença.
Os palestrantes que conduziram a capacitação foram o médico infectologista e docente da FAMED, Dr. Maurício Antônio Pompílio, os médicos infectologistas da UDIP, Bruno Baptista Monteiro Filardi e Alexandre Albuquerque Bertucci, e a enfermeira chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Angelita Fernandes Druzian.
“O objetivo é que todos estejam aptos a identificar sinais e sintomas da dengue para intervir de forma rápida, padronizada e segura na assistência aos pacientes”, destacou Vânia Silva dos Reis, chefe da UDIP.
A capacitação foi registrada na plataforma 3EC da Ebserh, garantindo o registro e acompanhamento adequados das atividades realizadas. Esse esforço conjunto busca aprimorar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes com dengue, contribuindo para uma resposta mais eficiente no combate a essa doença.