Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Ação pioneira de imunização em massa tem início na cidade, prevenindo a perda de vidas e ressignificando o luto de uma mãe
Da redação - 03/01/2024 • 20:15
Vacina dengue/TV RIT
Na manhã desta quarta-feira (3), Dourados iniciou um marco inédito no combate à dengue, sendo a primeira cidade do país a implementar uma campanha de vacinação em massa. O evento, permeado por emoções e memórias dolorosas, começou com um ato de homenagem e coragem: Francisleine Costa, 51 anos, tornou-se a primeira pessoa a receber a vacina contra a doença. Sua motivação ímpar foi a lembrança de seu filho, Júlio César Arthur da Costa Escobar, 14 anos, vítima de dengue hemorrágica em fevereiro do ano passado.
Francisleine, em meio à dor irreparável da perda, destacou a importância desta iniciativa para a proteção da comunidade: “Foi triste e, ao mesmo tempo, emocionante. Hoje em dia, estou fazendo uma campanha para que todos tomem essa vacina, porque a dor de perder alguém para a dengue é inesquecível. Mil vezes preferível tomar uma vacina do que carregar essa dor para sempre.”

Dourados News
O jovem Júlio, um promissor atleta de futebol, teve seus sonhos interrompidos pela doença. Apesar do início de uma carreira brilhante nos campos, seus planos foram abruptamente encerrados após um diagnóstico de dengue hemorrágica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Transferido para o Hospital da Vida, ele faleceu três dias depois, deixando um legado de talento e aspirações.
A mãe corajosa, além de buscar alívio para outros pais e familiares, expressou seu desejo de que ninguém mais vivencie a mesma dor. A campanha de vacinação, disponível para cidadãos entre 4 e 59 anos, visa prevenir não apenas a doença, mas também o sofrimento que ela acarreta.
O ciclo completo de imunização requer duas doses da Qdenga, uma vacina que demonstrou eficácia geral de 80,2% contra todos os sorotipos da dengue após 12 meses da segunda aplicação. Além disso, reduziu as hospitalizações relacionadas à doença em 90%, segundo informações do laboratório Takeda.
Esta iniciativa não apenas inaugura um novo capítulo na prevenção da dengue em Dourados, mas também representa uma homenagem singela e comovente a uma vida perdida cedo demais. A coragem de Francisleine ecoa como um chamado para que outros se juntem a ela na proteção de suas famílias e comunidade contra essa doença tão devastadora.