Ministério da Saúde/Virada da maturidade
O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento de 17.222 unidades de atenção primária de saúde em todo o país, incluindo os municípios e o Distrito Federal, com o objetivo de fortalecer a promoção da atividade física. De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (7), serão destinados R$ 66 milhões em 2023 e cerca de R$ 397 milhões em 2024 para apoiar essas iniciativas.
Os recursos serão direcionados à contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e aprimoramento de instalações em unidades de saúde, permitindo a oferta de atividades físicas em postos de saúde, unidades básicas e unidades móveis fluviais. Cada estabelecimento receberá financiamento de acordo com os critérios estabelecidos no processo de credenciamento.
Essa ação integra um conjunto de políticas públicas externas para promover a atividade física e sua inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde busca serviços de saúde articulados com o objetivo de construir uma rede de apoio, implementando ações intersetoriais e intrassetoriais para garantir maior acesso, acolhimento e cuidado à população.
Além disso, em agosto, foram abertas turmas de capacitação para gestores e profissionais da atenção primária à saúde, que envolvem a integração da atividade física nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS. Essas oportunidades de capacitação foram disponibilizadas na modalidade de distância autoinstrucional pela Universidade Aberta do SUS.
O Ministério da Saúde também oferece à população um Guia de Atividade Física para a População Brasileira, com recomendações abrangendo diferentes ciclos de vida, como período escolar, gestação, pós-parto, orientações para pessoas idosas e com deficiência, com a intenção de estimular a educação prática da atividade física e reduzir o comportamento sedentário.
Essa iniciativa representa um passo importante na promoção da saúde e bem-estar da população, incentivando a prática de atividades físicas como parte essencial da atenção primária à saúde no Brasil.