Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Tutora disse à Justiça que o animal pertencia à sua mãe na tentativa de se esquivar da pena
Michelly Perez - 14/02/2025 • 07:50
Foto: Marcos Maluf- Arquivo
Uma mulher moradora do Núcleo Habitacional Universitárias, em Campo Grande, foi condenada por maus-tratos contra uma cadela, ao deixar o animal em sofrimento, com diversas feridas, ossos e tecidos expostos. Após denúncias, ela foi presa em flagrante, mas tentou se defender alegando que o animal pertencia à sua mãe.
A prisão aconteceu no dia 2 de outubro de 2023 e conforme o processo, o animal tinha lesões graves e infecciosas na pele, com larvas vivas, falta de pelos, secreção nos olhos, lesão crônica na pata – também com larvas e necrose –, além de carrapatos, pulgas e perda progressiva de peso. Por um grande período, também ficou sem alimentação e sem receber os cuidados veterinários necessários.
Conforme o juiz Márcio Alexandre Wust, da 6ª Vara Criminal de Campo Grande ficou comprovada a autoria do delito, frisou o juiz, destacando que há, nos autos, elementos suficientes para incriminá-la por maus-tratos e que o local de moradia é juridicamente irrelevante, pois a acusada pode residir em um local e possuir animal em outro.
A tutora foi condenada à dois anos de reclusão, multa e proibição de guarda de animais. A pena privativa de liberdade foi substituída por duas de prestação pecuniária, cada uma arbitrada no valor de um salário-mínimo.