ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026

UEMS é selecionada para integrar Rede de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

O programa ProfÁgua na UEMS receberá um investimento de R$ 7,3 milhões e obteve uma avaliação de nota 4, a mais alta entre os novos cursos

Da redação - 03/04/2024 • 12:00

Gestão e Regulação de Recursos Hídricos/Governo de MS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) alcançou um importante marco acadêmico ao ser uma das nove instituições selecionadas em todo o Brasil para integrar a Rede do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). A notícia foi anunciada no último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, durante um evento especial em comemoração à data, liderado pela superintendente adjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Renata Maranhão, e pelo coordenador geral do ProfÁgua, Jefferson de Oliveira.

A UEMS, em colaboração com outras instituições como a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Embrapa/MS, formou uma equipe multidisciplinar para oferecer o curso. O objetivo é capacitar profissionais aptos a enfrentar os desafios da gestão de recursos hídricos, em meio ao atual contexto de mudanças climáticas.

O programa ProfÁgua na UEMS receberá um investimento de R$ 7,3 milhões e obteve uma avaliação de nota 4, a mais alta entre os novos cursos. Segundo informações da ANA, mais de 500 profissionais já concluíram o mestrado e há a expectativa de que outros 500 finalizem projetos de pesquisa.

A pró-reitora da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI) da UEMS, Amanda Danaga, ressaltou a importância do novo mestrado para o estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na capacitação de profissionais na área de saneamento básico e gestão de recursos hídricos. Ela enfatizou a necessidade de encontrar soluções para a oferta de água, sobretudo em comunidades carentes, como as indígenas.

O docente da UEMS, doutor Fabio Ayres, destacou a conquista como resultado do engajamento da universidade em diversos níveis de governança estadual e na participação de processos entre diferentes instituições. Ele ressaltou a criação, em dezembro, do Comitê de Bacias do Rio Pardo, que abrange 13 municípios e é responsável pela regulação e gestão de recursos hídricos na região, incluindo água para consumo populacional, turismo e a área do bioma pantaneiro.

A adesão da UEMS ao Edital do ProfÁgua, que contemplou a instituição, foi proposta para estados onde o mestrado ainda não é oferecido, incluindo Mato Grosso do Sul. A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, como a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), o Instituto de Meio Ambiente Estadual (Imasul), o MS Pantanal e o Instituto Homem Pantaneiro.