ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

A solidão virou tendência? Número de ‘solteiros’ no lar cresce em todo o Estado

Desde 2016, a proporção de mulheres que moram sozinhas cresceu de 39,7% para 42,8%

Michelly Perez - 22/08/2025 • 12:05

Foto: freepik

Se a casa da sua avó vivia cheia de gente, prepare-se para uma nova realidade: o número de pessoas que moram sozinhas está disparando em Mato Grosso do Sul. Entre 2012 e 2024, a proporção de lares com um único morador aumentou quase 29%, ou seja, de 14,2% para 18,3% dos domicílios. O “clube do eu sozinho” nunca esteve tão popular por aqui!

Enquanto isso, o modelo tradicional de família, aquele com o casal e filhos, está perdendo espaço. As chamadas famílias “nucleares” (pai, mãe e filhos, ou apenas um dos pais) ainda são a maioria, mas a porcentagem caiu de 69% para 66,5% nesse mesmo período.

Outros arranjos, como os lares com parentes ou até mesmo amigos, também encolheram. A conclusão é clara: a galera está valorizando o próprio espaço e o silêncio.

E quem são esses “solitários” por opção (ou não)? A pesquisa mostra que o homem que mora sozinho é mais “coroa”, geralmente com idade entre 30 e 59 anos. Eles representam quase um terço do total. Já entre as mulheres, a história é um pouco diferente: a maioria é do time da melhor idade, com mais de 60 anos, e são mais da metade dos lares femininos.

O poder feminino, aliás, está cada vez mais forte nesse cenário. Desde 2016, a proporção de mulheres que moram sozinhas cresceu de 39,7% para 42,8%. Elas estão tomando conta do pedaço e provando que a vida a sós pode ser cheia de liberdade.

Tags: IBGE, moradia, Solteiros,