ícone whatsapp

Política • Confira tudo que você precisa saber sobre política

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Bonito começa 2026 com o pé no freio: Prefeito anuncia corte de gastos

Segundo o município, objetivo é economizar para não faltar dinheiro no futuro; saúde, educação e salários dos servidores seguem como prioridade

Michelly Perez - 08/01/2026 • 07:19

Foto: Prefeitura de Bonito

O ano de 2026 começou com medidas de economia em Bonito. O prefeito Josmail Rodrigues publicou nesta quarta-feira (7) o primeiro decreto do ano, estabelecendo um controle rigoroso nas contas da Prefeitura.

A ideia é simples: gastar menos com o que não é urgente para garantir que os serviços essenciais continuem funcionando sem problemas.

“Estamos agindo com responsabilidade para garantir que a prefeitura tenha saúde financeira e o povo não seja prejudicado”, explicou o prefeito.

O que muda na prática?

O decreto permite um corte de até 25% em gastos que podem ser adiados. Veja os principais pontos:

  • Nada de supérfluo: Revisão de contratos e suspensão de novas compras (exceto urgências).

  • Economia no dia a dia: Controle rígido de luz, água, combustível e materiais de escritório.

  • Viagens e Eventos: Suspensão de diárias, passagens e festas que não sejam essenciais.

  • RH: Nada de novas contratações, horas extras ou gratificações por enquanto.

O que NÃO será afetado?

Para tranquilizar a população, o prefeito garantiu que as áreas prioritárias estão blindadas. Não haverá cortes em:

  1. Saúde e Educação;

  2. Assistência Social;

  3. Pagamento dos salários dos servidores públicos.

E agora?

As medidas valem, inicialmente, por 90 dias. Durante esse tempo, a Secretaria de Finanças vai vigiar cada centavo que sai do caixa. Se a economia melhorar, as regras podem ser flexibilizadas; caso contrário, o prazo pode ser prorrogado.

Tags: bonito, Corte de gastos, gestão,