ícone whatsapp

Cultura • Confira tudo que você precisa saber sobre cultura

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Espetáculo de dança inspirado em cartas de amor estreia em Campo Grande com entrada gratuita

“Te Amo” transforma memórias, saudades e relações afetivas em linguagem corporal nos dias 10 e 11 de junho no Teatro Prosa

Michelly Perez - 02/06/2026 • 09:03

Fto: divulgação

Em tempos de mensagens instantâneas e relações mediadas por telas, um espetáculo de dança propõe um retorno à delicadeza dos sentimentos escritos à mão. Inspirado em cartas, lembranças e afetos que atravessam gerações, o espetáculo “Te Amo” será apresentado nos dias 10 e 11 de junho, às 19h, no Sesc Teatro Prosa, em Campo Grande.

Com entrada gratuita, a montagem é uma criação do Corpo de Dança Sesc MS e convida o público a mergulhar em histórias de amor, saudade, encontros e despedidas por meio da linguagem corporal.

Criado pela coreógrafa Karine Wosniak e dirigido por Chico Neller, o espetáculo nasceu a partir de memórias afetivas, relatos familiares e registros emocionais transformados em movimento.

“Este espetáculo nasceu do desejo de transformar lembranças, afetos e relações humanas em movimento. A inspiração veio de memórias que atravessam o tempo e revelam como o amor pode permanecer presente em diferentes formas”, explica Karine.

Sem utilizar palavras, a narrativa é construída pelos gestos e pelas emoções dos bailarinos, que foram desafiados a traduzir sentimentos profundos apenas por meio da dança.

“Transformar emoções tão profundas em movimento exigiu um processo muito cuidadoso. Cada gesto, deslocamento e composição em cena foi pensado para revelar sentimentos que muitas vezes não conseguimos expressar com palavras”, afirma a coreógrafa.

Para o diretor Chico Neller, uma das principais características da obra é permitir que cada espectador construa sua própria leitura a partir das experiências pessoais.

“Cartas escritas à mão carregam algo muito íntimo: quem escreve deixa rastros, memórias, silêncios, desejos e despedidas. E quem lê quase sempre completa os vazios com as próprias experiências. O público dificilmente verá apenas uma narrativa linear”, observa.

Além de abordar as relações afetivas, o espetáculo também convida à reflexão sobre a velocidade da vida contemporânea e a forma como os sentimentos são vivenciados atualmente.

“Vivemos num tempo muito rápido, onde tudo passa depressa, inclusive os afetos. Este trabalho propõe justamente o contrário: um encontro mais humano, sensível e presente”, destaca Neller.

A experiência também marcou os bailarinos envolvidos na produção. Para Arthur Guilherme Justen de Almeida Fernandes, o processo reforçou o papel da dança como ferramenta de comunicação emocional.

“Aprendi que emocionar e se conectar com o público é tão importante quanto demonstrar habilidade e técnica”, afirma.

Já a bailarina Sttefany Karoline Rodrigues Festi ressalta a intensidade emocional da montagem.

“A dança tem esse poder de falar sem precisar de palavras, então tivemos que sentir tudo de verdade para conseguir transmitir ao público apenas com o corpo”, diz.

Mais do que contar uma história específica, “Te Amo” propõe uma viagem pelas memórias que permanecem vivas, pelos vínculos que resistem ao tempo e pelos sentimentos que continuam existindo mesmo após as despedidas.

Serviço

Espetáculo: Te Amo
Datas: 10 e 11 de junho
Horário: 19h
Local: Sesc Teatro Prosa – Campo Grande
Entrada gratuita
Ingressos disponíveis no Sympla a partir de 5 de junho.

Tags: dança, espetáculo, Te amo,