ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Placas desaparecem e vandalismo coloca motoristas e pedestres em risco em Campo Grande

Furtos e depredações de sinalizações preocupam e Agetran confrima dezenas de reparos e alerta para risco de acidentes

Michelly Perez - 18/06/2026 • 10:05

Foto: divulgação

Uma prática que pode parecer apenas vandalismo tem provocado consequências graves para quem circula pelas ruas de Campo Grande. O furto e a destruição de placas de trânsito e sinalizações provisórias têm deixado cruzamentos e trechos importantes sem orientação, aumentando o risco de acidentes e gerando prejuízos aos cofres públicos.

Somente em 2026, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realizou 68 manutenções em placas de regulamentação e advertência danificadas em decorrência de acidentes ou atos de vandalismo. Entre os equipamentos mais afetados estão placas de parada obrigatória, de orientação e de advertência, fundamentais para garantir a segurança no trânsito.

Além da depredação, outro problema tem chamado a atenção da Agência: o desaparecimento frequente de sinalizações utilizadas em obras e intervenções viárias. Cones, cavaletes, fitas zebradas e placas temporárias são furtados ou removidos, comprometendo a proteção de motoristas, ciclistas e pedestres em locais que exigem atenção redobrada.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Ciro Vieira Ferreira, os casos estão espalhados por diferentes regiões da Capital.

“Entre 2025 e 2026, registramos diversas ocorrências de furto e vandalismo em diferentes pontos de Campo Grande, sem concentração em um bairro específico. Os locais mais afetados são cruzamentos de vias perpendiculares, lombadas e trechos com travessia de animais, onde a sinalização desempenha papel fundamental para a segurança viária”, explica.

A situação vai além dos prejuízos financeiros. Cada placa derrubada ou furtada representa a ausência de uma informação essencial para a organização do trânsito. Em alguns casos, a destruição é praticada sem sequer haver tentativa de furto. Imagens de monitoramento já flagraram pessoas danificando equipamentos, colocando em risco a própria vida e a de outros usuários das vias.

As estruturas também são frequentemente atingidas por veículos em colisões, exigindo reposição constante por parte das equipes da Agetran.

Diante do cenário, a Agência faz um apelo à população para que ajude na preservação do patrimônio público e denuncie casos de vandalismo ou desaparecimento de placas. As ocorrências podem ser comunicadas pelo telefone 156, pelo sistema de solicitações disponível no site da Agetran, presencialmente no protocolo da Agência ou por meio da Ouvidoria.

Mais do que um prejuízo material, a destruição da sinalização representa uma ameaça silenciosa à segurança de quem trafega diariamente pelas ruas da Capital.

Tags: Dia a Dia, Furtos, Placas,