ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Uma tonelada de medicamentos clandestinos será destruída em ação inédita em MS

Canetas emagrecedoras, anabolizantes e substâncias sem registro na Anvisa estão entre os mais de 20 mil produtos retirados de circulação em apenas quatro meses

Michelly Perez - 18/06/2026 • 10:19

Foto: Divulgação SES

Uma operação inédita da Vigilância Sanitária Estadual vai retirar definitivamente de circulação cerca de uma tonelada de medicamentos e produtos irregulares apreendidos em Mato Grosso do Sul. A destruição do material, marcada para esta quinta-feira (19), em Dourados, é considerada um marco no combate ao mercado clandestino de medicamentos e produtos para emagrecimento.

Entre os itens que serão incinerados estão canetas emagrecedoras, medicamentos análogos de GLP-1, peptídeos utilizados para fins estéticos e esteroides anabolizantes de origem estrangeira, todos sem comprovação de procedência e sem registro ou regularização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os produtos foram apreendidos em operações permanentes realizadas pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual em centros de distribuição dos Correios e transportadoras. Desde fevereiro, mais de 20 mil itens irregulares já foram retirados de circulação, em um volume avaliado em mais de R$ 15 milhões.

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Matheus Pirolo, o volume das apreensões é considerado sem precedentes.

“Em apenas quatro meses de operação, alcançamos um volume de apreensões sem precedentes. Do ponto de vista da Vigilância Sanitária, trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, resultado de um trabalho permanente de fiscalização e proteção da saúde pública”, afirmou.

A operação contará com escolta da Polícia Rodoviária Federal durante o transporte do material até a empresa licenciada responsável pela destruição.

Mercado clandestino cresce nas redes sociais

De acordo com a Vigilância Sanitária, muitos dos produtos apreendidos eram comercializados em redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces, sem qualquer garantia de origem, armazenamento adequado ou controle sanitário.

As fiscalizações identificaram medicamentos pirateados, substâncias sem registro e produtos vendidos por pessoas sem autorização legal para comercialização. Grande parte do material entrou no país pela região de fronteira.

Riscos vão além da falsa promessa de emagrecimento

Entre os produtos apreendidos estão medicamentos que exigem prescrição e acompanhamento médico. Segundo especialistas, o uso indiscriminado e sem controle pode causar danos graves ao organismo.

“Muitas pessoas observam apenas o resultado imediato, que geralmente é o emagrecimento. Mas não sabem quais serão os efeitos a médio e longo prazo. Estamos falando de produtos que podem causar alterações importantes no organismo e que, muitas vezes, sequer têm sua composição conhecida”, alertou Matheus Pirolo.

A Vigilância Sanitária reforça que o problema não está nos medicamentos em si, mas no uso sem orientação médica e na compra por canais irregulares.

Além de garantir a destinação ambientalmente adequada dos produtos apreendidos, a incineração busca mostrar à população que medicamentos retirados em operações de fiscalização não retornam ao mercado, fortalecendo a segurança dos consumidores e o combate ao comércio ilegal.

Tags: Canetas, incineração, Inédita,