ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Comitiva dos Amigos leva a cultura gastronômica pantaneira em Turnê por MS e MT

Além da comida deliciosa, os eventos serão enriquecidos com elementos que remetem à cultura e tradição do povo pantaneiro

Da redação - 18/03/2024 • 13:00

Comitiva dos Amigos/Silas Ismael

No próximo mês de abril, o sabor e a tradição da cozinha pantaneira ganharão destaque com a nova turnê da Comitiva dos Amigos, liderada pelo artesão e cozinheiro Júlio Pipoca. Com um toque autêntico e características típicas do povo pantaneiro, a comitiva percorrerá pelo menos quatro cidades de Mato Grosso do Sul e uma de Mato Grosso, levando consigo receitas e sabores que celebram a culinária característica do Pantanal sul-mato-grossense.

O cardápio tradicional da Comitiva dos Amigos, inspirado nas cozinhas de comitivas à beira do estradão, será o ponto alto das celebrações festivas em que a equipe estará presente. Pratos como o arroz carreteiro de comitiva, o feijão-gordo e o macarrão-frito serão oferecidos aos visitantes, proporcionando uma experiência gastronômica única e memorável.

Além da comida deliciosa, os eventos serão enriquecidos com elementos que remetem à cultura e tradição do povo pantaneiro. A decoração, feita com tralhas de arreio, bruacas de carga, trempe com fogo de lenha, guampa do tereré, latas d’água e peças decorativas, transportará os participantes para o ambiente das comitivas do Pantanal e das fazendas, mergulhando na rica história e na cultura local.

Júlio Pipoca destaca ainda a importância dos causos e histórias típicas do Pantanal, como os relatos de onça, sucuri e assombração, que ajudam a promover uma conexão mais profunda entre o público e a tradição pantaneira.

Para Cláudio Pesso, empresário e cliente da Comitiva dos Amigos, o trabalho de Júlio Pipoca vai além de simplesmente vender comida típica; é sobre preservar a identidade e o sentimento de pertencimento de um povo, mantendo viva uma parte essencial da história do Pantanal e de toda a região.

A Comitiva dos Amigos também tem sido reconhecida como um ícone de promoção turística para as cidades por onde passa. Segundo o turismólogo Ariel Albrecht, a comitiva representa não apenas uma experiência gastronômica, mas também uma oportunidade de valorização dos saberes e tradições locais, atraindo visitantes e turistas interessados em conhecer a autêntica cultura pantaneira.

A turnê terá início na capital, Campo Grande, onde Júlio Pipoca apresentará a cultura gastronômica pantaneira na Expogrande, de 4 a 14 de abril, em parceria com o restaurante Cerrado-Pantanal e o estande da Difusora Pantanal. Em seguida, a comitiva seguirá para Alcinópolis, Figueirão e Camapuã, participando de celebrações festivas e cavalgadas que marcam os aniversários das cidades.

Após suas apresentações em Mato Grosso do Sul, Júlio Pipoca estenderá sua turnê até Rondonópolis, em Mato Grosso, participando da inauguração de um haras e de uma celebração de aniversário, completando assim sua jornada pela região.

Ao final da turnê, Júlio Pipoca retorna a Coxim, onde atende sua clientela todas as quintas-feiras na praça da antiga concha-acústica do município, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas locais. Mas antes disso, ele brinca, será necessário um bom descanso para recuperar as energias e colocar ordem no barraco.

Com uma mistura irresistível de gastronomia, cultura e tradição, a Comitiva dos Amigos promete levar aos moradores e visitantes das cidades por onde passa uma experiência inesquecível, repleta de sabores, histórias e emoções que celebram a rica herança do Pantanal sul-mato-grossense.