Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Desde 2015, tramita na Justiça uma Ação Civil Pública proposta pelo MPE para tentar solucionar o problema
Da redação - 15/04/2024 • 15:00
Falta de medicamentos/Izaias Medeiros
A constante falta de medicamentos na rede pública de saúde de Campo Grande foi discutida em audiência na manhã desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal. A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (presidente), Prof. André Luis (vice), Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester.
O vereador Prof. André Luís destacou que a falta de medicamentos é um problema recorrente na saúde pública da cidade. “Fizemos vistorias e há falta de medicamentos e uma deficiência de informação, pois boa parte desses medicamentos são distribuídos pela Farmácia Popular, e muitas vezes o usuário não sabe”, afirmou.
A falta de medicamentos é uma preocupação antiga. Desde 2015, tramita na Justiça uma Ação Civil Pública proposta pelo MPE (Ministério Público Estadual) para tentar solucionar o problema. O vereador Dr. Victor Rocha sugeriu a realização de uma auditoria para levantar informações sobre as compras de medicação e a reabertura da farmácia da UPA Universitário.
No início do ano, cerca de 40% dos medicamentos básicos estavam em falta. Dos 250 medicamentos essenciais, mais de 100 estavam em falta ou com estoque reduzido, conforme lembrou o vereador.
A secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, informou que, ao assumir o cargo em fevereiro, 107 dos 243 medicamentos da rede estavam em falta. Atualmente, a Sesau conta com 203 medicamentos em estoque disponíveis para a população, com um investimento de mais de R$ 7,5 milhões.
Para a conselheira Maria de Lourdes Oshiro, do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, manter as prateleiras das farmácias abastecidas é um desafio para o poder público. “A luta é grande e vemos que todos estão empenhados em ter medicamentos para todas as pessoas que necessitam de tratamento”, afirmou.
A vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, Rosimeire Fernandes Arias Lima, ressaltou a importância de uma gestão profissional na Secretaria de Saúde. “O problema na Saúde é falta de tudo, de exames, de uma atenção básica mais firme. Hoje, estamos realmente com uma secretária de saúde de peso e que realmente entende de saúde”, garantiu.
O vereador Sandro Benites, que foi secretário de Saúde, destacou que a falta de remédios sempre foi um problema. Ele defendeu que a secretária de Saúde tenha mais autonomia na compra de medicamentos, para evitar a burocracia que dificulta a resolução do problema.