Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Mil animais de 50 espécies foram doados pelo Aquário de Bonito depois do fechamento
Michelly Perez - 10/05/2024 • 09:00
Bioparque/Reprodução: Gabriela Almeida
O Bioparque Pantanal agora conta com mil novos integrantes de 50 espécies diferentes. Os animais foram doados pelo Aquário de Bonito após o fechamento. Depois de passar por quarentena, eles já foram transferidos para os tanques de exposição esta semana.
Dentre os peixes doados, o destaque vai para o tambaqui ‘gigante’, batizado de Thiago em homenagem ao proprietário do Aquário de Bonito e a pacu albina, batizada de Cris, esposa de Thiago.
O transporte até o Bioparque Pantanal, em Campo Grande exigiu protocolos rigorosos e uma força tarefa da equipe de manejo do empreendimento. Biólogos, zootecnistas e médicos veterinários garantiram que os peixes chegassem com segurança ao destino final.
TransporteAo todo foram cinco dias de trabalho e quatro viagens, cada uma com um percurso de 200 quilômetros. Caixas com oxigênio foram utilizadas no percurso. A retirada dos animais da antiga casa foi feita durante à noite para que não sentissem o calor do ambiente externo.
“Durante esse período foi feito o biomoniotoramento, adoção de protocolos veterinários, nutricionais e de bem-estar animal para assegurar que eles tenham melhor qualidade de vida e uma boa adaptação”, explicou a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri.
Para Thiago Perez, proprietário do Aquário de Bonito que fechou as portas no final de março deste ano, apesar da tristeza e da saudade que ficará dos animais, ele ficará bem em saber que os peixes serão bem cuidados em um novo local.
“Eles ficarão bem no Bioparque, isso pra mim é muito importante, saber que eles continuarão recebendo os cuidados necessários e ainda servindo de educação ambiental para milhares de pessoas”. (com assessoria)