Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Redução de perdas na distribuição, qualidade de coleta e tratamento de esgoto também foram alguns dos destaques da Concessionária
Michelly Perez - 27/05/2024 • 17:54
Representantes da Águas Guariroba e a prefeita Adriane Lopes/ Foto: Divulgação
Campo Grande está entre as melhores capitais em redução de perdas de água e tratamento de esgoto, apresentando índices superiores à média nacional. Nesse sentido, a Capital foi reconhecida com o prêmio “Casos de Sucesso”, na categoria III “Atingimento das Metas de Perdas de Água”, pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados e o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getulio Vargas.
A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (27), na sede da FGV, em São Paulo, e teve como representante do município, a prefeita Adriane e o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
““Os investimentos em tecnologia são fundamentais para redução de perdas. Ter um centro de controle operacional que trabalha 24 horas por dia, monitorando as vazões e pressões do sistema de abastecimento de água. Nos últimos anos foram substituídos mais de 230 km de redes antigas. A média nacional de perda de água é superior a 40%, em Campo Grande está em 19%, sendo referência no país”, comemora a prefeita Adriane Lopes.
O prêmio está em sua 8ª edição – promovido desde 2015. Para este ano, foram estabelecidas quatro categorias: Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico; Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto; Atingimento das Metas de Perdas de Água; e Maiores Investimentos por Habitante, sendo Campo Grande destaque em uma delas.
“Campo Grande avança a passos largos. Temos uma das menores perdas de água do país. Isso significa que estamos preservando o Meio Ambiente, tratando aquilo que nos é mais caro, que é a Água, do dia a dia, que é para toda população”, destacou o diretor-executivo da Águas Guariroba.
A capital cumpriu simultaneamente as metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é destinar 25% em perdas na distribuição e 216 L/dia em perdas volumétricas, e que tiveram os menores níveis de perdas.
A Prefeitura de Campo Grande em parceria com a Águas Guariroba inaugurou neste mês de maio um sistema completo de tratamento de água e esgoto na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, localizada na Colônia do Aguão, zona rural da Capital. Também foi lançada a obra de instalação do mesmo sistema na EM Barão do Rio Branco, em Rochedinho.
A Capital mantém uma alta eficiência no abastecimento de água e um bom desempenho na coleta e tratamento de esgoto, embora ainda precise de melhorias para alcançar a universalização completa desses serviços. Segundo dados da Águas Guariroba, são atendidos 902.368,74 habitantes. O município possui 4.470 (km) Extensão da rede de água; 330.538 Ligações ativas de Água; 2 Captações Superficiais; 149 Poços Tubulares e 107 Reservatórios.
Campo Grande está entre as poucas capitais brasileiras com índices de perdas na distribuição inferiores a 25%, considerados um patamar de excelência. Índice de Perdas na Distribuição (IPD): 19,80%
Campo Grande mantém-se próxima da universalização do abastecimento de água, com uma leve variação de -0,02 pontos percentuais. Indicador de Atendimento Total de Água (ITA): 99,98%
Com um Indicador de Atendimento Total de Esgoto (ITE) de 86,24%, Campo Grande está entre as 20 melhores capitais no indicador, embora abaixo dos 90%. No Indicador de Tratamento Total de Esgoto (ITR) aparece com 66,10%, crescimento de 4,36 pontos percentuais, demonstrando melhorias contínuas.
A parceria com a Águas Guariroba também tem contribuído com os indicadores na redução de perdas, trazendo para Campo Grande o reconhecimento por ser uma das 30 cidades no país com a melhor qualidade de água, além de ser uma das 5 cidades com o melhor atendimento na distribuição de água.
Tags: Capital, Destaque, Saneamento básico,