Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Solidariedade foi essencial para ajudar até cinco pacientes que estavam na lista de espera
Michelly Perez - 07/01/2025 • 09:25
Fotos: HRMS
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), realizou na tarde de ontem (6), a primeira captação de órgãos de 2025.
No total, foram captados um fígado, dois rins e duas córneas de um paciente de 59 anos, que teve a morte encefálica constatada durante o fim de semana. O fígado será transplantado em um paciente de Mato Grosso do Sul e os rins foram encaminhados ao Rio Grande do Sul e Minas Gerais. As córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.
De acordo com o Coordenador do CIHDOTT, o médico Ivair Ximenes Lopes Jr, após todos os protocolos de constatação da morte encefálica terem sido concluídos, a equipe faz o acolhimento dos familiares e a abordagem de consulta sobre a doação dos órgãos.
“Neste caso, vamos modificar cinco vidas com a doação de uma pessoa. A doação de órgãos traz sobrevida e melhora a qualidade de vida de um paciente que, às vezes, está ligado a uma máquina de diálise ou sem enxergar por conta de um problema na córnea”, explica o médico.
Quem tem interesse em ser um doador de órgãos, deve comunicar a família sobre a decisão. Após a morte, os familiares são responsáveis por autorizar a retirada de órgãos e tecidos e a doação.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Tags: Doação de órgãos, saúde, Solidariedade,