ícone whatsapp

Cultura • Confira tudo que você precisa saber sobre cultura

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Projeto Olubayo chega em Bonito com cinema ao ar livre para comunidades quilombolas

Todas as obras foram produzidas por cineastas negros, reforçando a representatividade do cinema afro-brasileiro

Michelly Perez - 31/01/2025 • 09:18

Foto:

A cidade de Bonito receberá amanhã (1º), o projeto “Olubayo – Cinema nas Comunidades Quilombolas”, com a primeira sessão de cinema ao ar livre na Associação Comunidade Negra Rural Quilombola Águas do Miranda, a partir das 19h.

A iniciativa do grupo TEZ (Trabalho Estudos Zumbi) promove momentos de cultura, reflexão e reconexão com a ancestralidade.

“Quando o cinema chega até os quilombos, ele não só diverte, mas reafirma uma história de luta e ancestralidade. A comunidade se vê, se reconhece e se fortalece por meio dessas narrativas, que mostram que a população negra tem uma voz potente e urgente dentro do audiovisual brasileiro”, destaca Bartolina Ramalho Catanante, a professora Bartô, uma das idealizadoras do projeto.

Olubayo, que faz parte das comemorações pelos 40 anos do grupo TEZ, busca democratizar o acesso ao cinema, exibindo filmes de cineastas negros que abordam temáticas como resistência, identidade e valorização da cultura afro-brasileira. Após cada sessão, serão realizados debates com os moradores e reflexões sobre as histórias e temas retratados nas obras.

Além de “Águas”, serão exibidos outros quatro curtas-metragens:

  • “Fábula da Vó Ita”, de Joyce Prado;
  • “Bonita”, de Mariana França;
  • “Luzes Debaixo”, de Tero Queiroz;
  • “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha”, de Daphyne Schiffer.

 

Tags: cinema ao ar livre, Olubayo, quilombolas,