Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Produto trazido do Paraguai sem autorização dispara apreensões e acende alerta sobre risco à saúde
Michelly Perez - 20/01/2026 • 09:18
Foto: divulgação
As chamadas canetas emagrecedoras, muito procuradas para perda de peso rápida, entraram de vez na mira das forças de segurança de Mato Grosso do Sul. O motivo é o aumento do contrabando desses medicamentos, trazidos do Paraguai sem autorização legal e transportados principalmente pelas rodovias do Estado.
Desde o ano passado, equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) vêm intensificando as fiscalizações e já registraram milhares de apreensões.
Somente em 2025, mais de 3 mil caixas das canetas foram retiradas de circulação. Já nos primeiros dias de janeiro de 2026, outras 189 caixas foram apreendidas durante abordagens em estradas estaduais.
Segundo a polícia, os contrabandistas tentam de tudo para escapar da fiscalização. Os medicamentos são escondidos em fundos falsos de veículos, painéis, portas e até dentro do estepe, mas muitas cargas acabam sendo descobertas durante as abordagens. A maioria dos casos envolve transporte irregular, sem nota fiscal e sem qualquer controle sanitário.
Além de configurar crime de contrabando ou descaminho, a entrada ilegal dessas canetas representa um grave risco à saúde. Sem passar pela fiscalização da Anvisa, não há garantia sobre a procedência, conservação ou até mesmo se o produto é original. O uso sem prescrição médica também pode causar efeitos colaterais sérios.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirma que o combate a esse tipo de crime faz parte de uma estratégia maior para frear o avanço das organizações criminosas que atuam na fronteira. As operações devem continuar e a fiscalização será ainda mais rígida para impedir que os medicamentos ilegais cheguem aos consumidores.
Tags: Canetas emagrecedoras, Fiscalização, policia,