ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Circuito Gastronômico é referência para sabores do Cerrado

Mato Grosso do Sul celebrará a diversidade da gastronomia no 2º Circuito Gastronômico "Isto é MS"

Da redação - 19/04/2024 • 15:00

Circuito Gastronômico/Divulgação

Mato Grosso do Sul é um estado rico em diversidade cultural e gastronômica, influenciado tanto pelas tradições indígenas quanto pelas influências da fronteira. Embora seja um estado jovem em reconhecimento gastronômico, busca cada vez mais valorizar e promover sua rica culinária.

Nesse contexto, o 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra, promovido pela Companhia de Gás de MS (MSGÁS), surge como uma iniciativa fundamental para destacar os sabores e ingredientes do cerrado sul-mato-grossense.

O chef Felipe Caran, embaixador sul-mato-grossense do Circuito Gastronômico, destaca a importância do evento para a valorização da cozinha regional. “O Circuito Gastronômico está levantando a bandeira da nossa cozinha regional e sobretudo do Cerrado, que é muito rico em leguminosas, temperos e frutas”, afirma Caran, mencionando ingredientes como urucum, pequi, jenipapo e guavira, que são essenciais na culinária local.

Esta edição do Circuito Gastronômico, que acontecerá de 6 a 21 de maio nas cidades de Campo Grande, Bonito, Corumbá e Três Lagoas, conta com a participação de 23 ingredientes locais. A lista inclui desde baru, pequi, guavira até carne de sol, linguiça de Maracaju e erva-mate, entre outros. A inclusão de novos ingredientes como traíra e derivados de búfalo amplia ainda mais a diversidade e riqueza gastronômica do evento.

O chef Paulo Machado, embaixador internacional do Circuito Gastronômico, ressalta a importância do evento para a promoção da gastronomia e turismo do estado. “O circuito trabalha toda uma rede de sustentabilidade e hospitalidade, ligando as pessoas que nos visitam a negócios ou a turismo, os participantes, a excelência dos restaurantes e os produtores de alimentos”, destaca Machado.

Com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), o evento conta com a realização de profissionais renomados do segmento gastronômico e turístico do estado, como Márcia Marinho, José Marques e o Sindha/MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul).

O 2º Circuito Gastronômico “Isto é MS” – Sabores da Terra não apenas promove a culinária local, mas também valoriza os produtores locais e fomenta o turismo, celebrando a rica diversidade gastronômica e cultural de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade única para os amantes da gastronomia conhecerem e saborearem os autênticos sabores sul-mato-grossenses.