Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Espera em alguns casos ultrapassa cem dias e é considerada excessiva e compromete o direito à saúde
Michelly Perez - 29/09/2025 • 08:54
Foto: divulgação
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um inquérito civil para investigar a grave crise na cardiologia adulta da rede pública da Capital. A 76ª Promotoria de Justiça levantou um dado alarmante: mais de 2,5 mil pessoas estão na fila por uma consulta com o especialista, sendo que o caso mais antigo remonta a junho de 2024.
A morosidade tem origem em diversos fatores identificados pelo MPMS, incluindo a dificuldade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em repor o quadro de cardiologistas. A situação se agrava com problemas na formalização de vagas contratualizadas, como a prevista com o Hospital Evangélico, e a restrição de oferta em hospitais parceiros essenciais, como a Santa Casa e o Hospital Universitário, que não oferecem consultas eletivas.
Diante do cenário preocupante o MPMS:
O objetivo do Ministério Público é garantir o acesso universal e a assistência aos pacientes que, literalmente, estão com o coração na mão à espera de um atendimento.
Com mais de 2,5 mil vidas em risco na fila, você acredita que a Sesau e a SES conseguirão resolver o problema em 20 dias? Deixe sua opinião
Tags: investigação, Médico, MPMS,