Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Enquanto a cidade registra mais de 30ºC, unidade não tem câmara fria para armazenar vacinas
Michelly Perez - 08/09/2025 • 11:30
Foto: Pedro Roque
O vereador Landmark Rios (PT) realizou mais uma rodada de fiscalização em unidades de saúde da Capital, e o “prognóstico” segue sendo péssimo. Em visitas à USF Estrela Dalva e ao CEM (Centro de Especialidades Médicas), o parlamentar encontrou um cenário que, segundo ele, se repete em vários postos: falta de gestão, de insumos básicos e problemas estruturais que afetam diretamente o atendimento.
No posto do Estrela Dalva, a situação da câmara fria, essencial para a conservação de vacinas, é preocupante. “A câmara ficou mais de um ano quebrada, arrumaram, mas depois de um mês voltou a estragar. Ou seja, hoje o Estrela Dalva está sem condições de armazenar vacinas”, criticou o vereador.
A unidade também sofre com a falta de pelo menos 13 medicamentos, uma cadeira de dentista quebrada e a escassez de álcool para higienização.
No CEM, a situação não é diferente. A falta de insumos básicos e as deficiências na estrutura de atendimento confirmam a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa, na visão do vereador.
“Nós estamos fiscalizando in loco e constatando o descaso com a saúde pública. Enquanto isso, a prefeitura gasta milhões sem garantir o básico nos postos”, afirmou Landmark.
O vereador ‘puxou a ficha’ da gestão e relembrou a denúncia de desvio de R$ 156 milhões da saúde e a recente mudança no comando da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
“Já mostramos que não falta dinheiro, porque os repasses do governo federal chegam mensalmente. O que falta é gestão, planejamento e compromisso com a população”, completou.
A ação faz parte de uma série de visitas de Landmark Rios, que já havia encontrado problemas semelhantes nas unidades da Vila Carlota e do Tiradentes. “O que vimos no Carlota e no Tiradentes se repete agora no Estrela Dalva e no CEM. É um quadro generalizado de falta de gestão”, concluiu.