ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Empresa é multada em R$ 262 mil por “destruir” nascentes em Bonito

MPMS investiga supressão de plantas, barramento de água e crimes ambientais

Michelly Perez - 27/01/2026 • 12:28

Foto: MPMS

O paraíso natural de Bonito (MS) enfrenta um cenário de degradação. O Ministério Público Estadual (MPMS) abriu uma investigação pesada contra uma empresa turística na região das Nascentes Palmeirinha. O motivo? Uma série de intervenções ilegais que ferem o coração do ecossistema local.

O laudo da Polícia Militar Ambiental é alarmante e aponta quatro graves problemas: Desmatamento Aquático: Mais de 5 mil metros quadrados de plantas aquáticas foram arrancados sem qualquer autorização. Rios Bloqueados: Foram construídas barragens artificiais que mudaram o curso natural da água. Cemitério de Animais: 262 caramujos foram capturados e descartados de forma irregular, apodrecendo a céu aberto e gerando risco à saúde pública.

Além disso, a investigação aponta para que a empresa operava sem as autorizações ambientais obrigatórias.

O prejuízo no bolso

A conta chegou e é alta. Somando todas as infrações — que vão desde a destruição de Áreas de Preservação Permanente (APP) até poluição — as multas já chegam a R$ 262.000,00.

“A situação compromete o equilíbrio do ecossistema e representa um risco direto à fauna e à pureza das águas de Bonito”, aponta o relatório técnico.

E agora?

O Ministério Público deu um prazo de 10 dias para que a empresa se explique e apresente documentos. O órgão também quer saber se os donos têm interesse em assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para reparar o estrago, ou se o caso seguirá para uma batalha judicial ainda mais severa.

Além da multa financeira, a Polícia Civil foi acionada para investigar se os responsáveis cometeram crimes ambientais, o que pode gerar punições criminais.

Tags: Meio ambiente, MPMS, Multa,