ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Moradores da região do Santo Amaro sofrem com queimadas em terreno baldio

Multas para este tipo de crime variam entre R$ 2.944,50 e R$11.778,00 dependendo do tamanho da área

Michelly Perez - 29/04/2024 • 16:43

Queimadas/Juliana Aguiar

Denúncia recebida pela Revista A Foto indica que moradores da Rua Jerusalém, no bairro Jardim Panamá estão cansados de sofrer com as queimadas registradas em um terreno da região do Santo Amaro. Sem saber se o imóvel pertence ao poder público ou é de propriedade particular, eles acumulam reclamações.

Segundo relato de moradores, eles estão cansados de ver a área, que não sabem se é pública ou particular, ser tomada pelo mato que chega a superar os 2 metros de altura. Além disso, o terreno está localizado próximo a um grande supermercado da região e a fumaça atrapalha os pedestres e condutores que passam pelo local. A rua Jerusalém tem grande circulação de veículos, uma vez, que corta os bairros Santo Amaro e o Jardim Panamá.

Vale lembrar ainda, que a baixa umidade relativa do ar que está sendo registrada em Campo Grande, as queimadas urbanas além de representarem em crime ambiental, também prejudicam a saúde da população.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), a prática de atear fogo em terrenos seja para limpeza ou por vandalismo caracteriza crime ambiental, previsto no Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A. § 1º.

“É vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos”. Neste caso a multa prevista pode variar entre R$ 2.944,50 e R$11.778,00, dependendo da área afetada.

Como denunciar?
A população é orientada a formalizar sua denúncia de queimada urbana sem flagrante, através do canal de teleatendimento da Central 156 de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 21h e aos sábados das 8h às 12h, ou pelo canal digital https://fala.campogrande.ms.gov.br ou aplicativo Fala Campo Grande.

Em casos de queimada urbana, com flagrante, o cidadão deverá realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando a Guarda Civil Metropolitana, com atendimento 24h disponível. Em áreas rurais, as denúncias deverão ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24h.

Tags: Capital, Queimadas, Reclamação,