Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
O caso esta sendo tratado como alóctone, situação que define o contágio em outra localidade
Michelly Perez - 13/06/2024 • 08:14
Foto reprodução: iStock/Portal Terra
A SES (Secretaria de Estado da Saúde), confirmou ontem (12) o primeiro caso de Febre do Oropouche em Mato Grosso do Sul. A paciente de 42 anos, reside em Campo Grande. Entretanto, o LPI (Local Provável de Infecção) foi registrado na Bahia, local para onde a mulher viajou recentemente.
“O caso registrado em Mato Grosso do Sul está sendo tratado como alóctone, que é quando a doença é importada de outra localidade. A paciente em questão fez uma viagem à Bahia recentemente; o Estado tem mais de 600 casos confirmados neste ano”, explica Jéssica Klener, gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES.
O Ministério da Saúde já tinha alertado os estados para que os casos suspeitos fossem analisados e os dados colocado em uma base de dados nacional. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, já são 6.207 casos em 2024. Em 2023, foram 835, ou seja, um aumento de 643,3%.
Neste ano, a maioria dos diagnósticos estão concentrados no Amazonas (3.564 casos) e em Rondônia (1.748 casos). Outros estados afetados incluem Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, Piauí, Roraima, Minas Gerais, Amapá e Pernambuco. Casos detectados no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Maranhão estão em investigação para determinar o local provável de infecção.
As mudanças climáticas são apontadas como um dos principais fatores que colaboram para o aumento de casos de arboviroses. Anteriormente, a febre oropouche era restrita à região Norte do país, no entanto, neste ano, a doença se espalhou para mais de 13 estados.
Transmitida por mosquitos contaminados, os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede de saúde.
A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente, nos estados da região amazônica.
Importante: Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
Tags: Febre oropouche, mato grosso do sul, saúde,