ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Felicidade a dois era na época analógica: no Dia dos Namorados maior desafio dos casais é ter tempo de qualidade na era digital

Psicóloga reforça que manter um planejamento de atividades a dois é uma das chaves para garantir um relacionamento saudável

Michelly Perez - 12/06/2024 • 14:00

Foto: Marcos Maluf

O Dia dos Namorados traz algumas reflexões sobre os desafios daqueles que querem viver uma vida a dois em plena era digital. Em entrevista à Revista A Foto, a psicóloga Emília Luna destaca os comportamentos observados e as influência proporcionada pelo avanço das novas tecnologias nos relacionamentos.

“Os relacionamentos e os vínculos estão cada vez mais fluidos, cada vez mais inconstantes e os vínculos não tão consistentes. Acredito que isso se deva a falta do contato físico, aquela questão do olho no olho e do toque. Hoje temos mais as conversas por WhatsApp e ligações por vídeo, diria que até mais conversas por aplicativo. Então ficam relacionamentos mais frios, mas é uma questão geral, e global, a sociedade está migrando para isso”, explica.

Psicóloga Emília Luna

A especialista ainda destaca um outro fator preocupante e que prejudica diretamente na solução de possíveis conflitos entre os casais, o tabu sobre pedir ajuda profissional.

“Esta diminuindo mas ainda existe, um dos prejuízos desse tipo de relacionamento é a dificuldade das pessoas manterem contato com os outros, e interagirem com os outros, vemos cada vez mais pessoas reclusas, pessoas que preferem ficar em casa, em seus quartos, até em relação aos adolescentes, o namoro deles está muito diferente do que era anteriormente, hoje é tudo voltado para as redes sociais, praticamente não se vê o contato e esse é um dos prejuízos emocionais e afetivos, as pessoas ficam cada vez mais individualistas”, lamenta.

Diante do cenário apresentado, Emília Luna ressalta o maior número de casos de depressão e ansiedade que para alguns, já são considerados como o problema do século. Contudo, para quem quer mudar essa realidade, ela deu algumas dicas.

“É muito importante que as pessoas pensem em ter o contato físico, o toque, o olho no olho, ouvir a voz da pessoa no ouvido, sem esse distanciamento e a interferência de algum aparelho tecnológico, nada substitui a presença, ela deverá ser sempre priorizada. Priorizem tempos a sós, tempo juntos, de presença, favoreçam programas a dois, uma ida ao cinema, passeio no shopping no parque, mais contatos presenciais”, finaliza.

Tags: Casais, Dia dos Namorados, Psicóloga,