Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Fiscalização intensificada flagrou motoristas bêbados, excesso de velocidade e quase 1,8 mil infrações
Michelly Perez - 05/01/2026 • 09:28
Foto: PRF-MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no domingo (4) a Operação Ano Novo, que integra a Operação Rodovida 2025/2026, com números que chamam a atenção nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu entre os dias 30 de dezembro e 4 de janeiro, período marcado pelo aumento do fluxo de veículos por conta das festas de fim de ano e das férias.
Durante a operação, foram registrados 28 sinistros de trânsito nas rodovias federais que cortam o Estado. Ao todo, 32 pessoas ficaram feridas e uma morte foi confirmada. Em comparação com o mesmo período do Ano Novo passado, houve aumento no número de acidentes — que saltaram de 19 para 28 — e de feridos, de 24 para 32. Por outro lado, o número de mortes caiu de duas para uma.
Além do atendimento às ocorrências, a PRF intensificou a fiscalização para coibir infrações que colocam vidas em risco. Foram realizados 4.885 testes de alcoolemia, que resultaram em 24 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Desses, quatro acabaram presos. O excesso de velocidade também foi um dos principais problemas registrados, com 1.759 flagrantes ao longo das rodovias.
A falta do uso do cinto de segurança e o transporte inadequado de crianças geraram 138 autuações, enquanto 265 ultrapassagens indevidas foram registradas durante o período. No total, a PRF lavrou 1.737 autos de infração em Mato Grosso do Sul.
A Operação Rodovida segue em andamento até o Carnaval de 2026 e tem como foco principal reduzir o número de acidentes graves e mortes no trânsito, por meio da fiscalização, educação e conscientização dos motoristas. A PRF reforça que atitudes simples, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir após consumir álcool e utilizar corretamente os equipamentos de segurança, são fundamentais para evitar tragédias nas estradas.
Tags: Fiscalização, PRF, Rodovias,