Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Corpo de Bombeiros confirma que cidades estão até 90% destruídas e 430 pessoas ficaram feridas
Michelly Perez - 08/11/2025 • 07:14
Foto: Reprodução- @cirosalla
Um tornado de nível F-2 atingiu o Sul do país na noite de ontem e deixou um rastro de destruição no Paraná, com ventos superiores a 250 km/h. O fenômeno destruiu entre 80% e 90% de Rio Bonito do Iguaçu, cidade a cerca de 381 km de Curitiba, e causou pelo menos seis mortes, segundo a Defesa Civil. Cinco vítimas foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava (256 km da capital). Duas pessoas seguem desaparecidas.
Ver essa foto no Instagram
No total, 432 pessoas foram atendidas, sendo nove em estado grave, algumas precisando passar por cirurgias. Casas foram reduzidas a escombros, ruas ficaram cobertas por destroços e postes caíram por toda parte, criando um cenário descrito como semelhante a uma “zona de guerra”.
Equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem em operação de busca, salvamento e assistência às famílias desabrigadas. Foram montados postos de comando e helipontos para agilizar o transporte de feridos e o envio de suprimentos.
O cenário na manhã deste sábado é de completa destruição, casas reduzidas a escombros, ruas cobertas por destroços e postes caídos por todos os lados. O governo estadual enviou 2.600 telhas, 900 cestas básicas, 225 colchões e kits de higiene e limpeza. Parte da ajuda está sendo destinada a Laranjeiras do Sul, cidade vizinha que acolhe algumas das vítimas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Rio Bonito do Iguaçu para acompanhar as ações. Desde o início de novembro, diversas cidades do Paraná enfrentam chuvas intensas, vendavais e granizo, e até sexta-feira (7), 14 municípios estavam em situação de emergência.