Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
União da família mostra a verdadeira história por trás da espetaria de Erick
Dayane Mendonça - 28/05/2024 • 17:00
Família e espetaria/Henrique Kawaminami
Há mais ou menos 13 anos, o motorista Erick Josemar Gutterres Batista, 45 anos, viu a vida mudar e a família aumentar quando pegou 3 sobrinhos para criar, em Campo Grande. Em quase uma década e meia de dedicação e cuidado, o pai de família viu a união de duas casas e o esforço de todos os membros em criar um negócio para a família, o ‘Erick Espetos’.

Marcos Maluf
Morador do Jardim Imá, Erick relembrou à Revista A Foto como foi crescer ao longo dos anos e descobrir que a união era tão importante para a família.
Um terreno grande e duas casas, hoje na casa de Erick vive ele, a esposa Marenilce de 46 anos, a filha Manuela de 15 anos, o filho Enryck de 24 anos, a nora Deise de 24 anos, uma neta de 6 e outro de 1 ano. Além deles, os sobrinhos Luiz Paulo de 23 anos, Cauã de 11 anos e Eliel de 5 anos.
Na casa ao lado, mora a irmã Adélia de 44 anos, e seus pais, José Manoel de 94 anos e Marlene Albuquerque de 83 anos.
Família unidade permanece unida
Carroceiro com o pai desde cedo, Erick aprendeu a lida ainda novo e com o pai aprendeu a ser honesto. Na vida Erick cresceu, formou a família e quando foi preciso pegou os sobrinhos para criar depois que a irmã entrou em um relacionamento onde as crianças não se identificaram com o padrasto.
Para dar uma vida mais harmônica aos meninos, o tio levou as crianças para casa e decidiu trabalhar o dobro.
Na época, caminhoneiro, Erick trabalhava viajando e quase não tinha tempo para ficar em casa. Mesmo assim, ele lutou para não deixar faltar nada para a família e um tempo depois a irmã veio com o filho caçula.
“Ela veio morar na casa dos meus pais, mas como as duas casas são no mesmo terreno a família é uma só”, explica.
Com a família aumentando, os netos chegando, mais uma filha pequena, Erick decidiu unir a família e abrir o próprio negócio, a espetaria.
Hoje, com 2 anos e meio de funcionamento, Erick consegue reunir a família de quarta a sábado em prol de um bem maior e ainda consegue levar sabor e esperança aos seus clientes.
Elogiado por ter toda a família envolta no negócio, os clientes destacam a importância do espaço ser aconchegante e ter cara de ambiente familiar.
“Ao longo dos anos passamos dificuldades, a família aumentou, e trabalhávamos demais para sustentar os gastos, até que surgiu a ideia dos espetos. Aqui a família trabalha sem salário, mas sabe que é por um bem maior, onde compensará para pagar conta, ajudar em outros gastos”, explica.
Diante da dificuldade e do cansaço, Erick chegou a pensar em desistir, mas quando viu a quantidade de membro familiar envolvido, sabia que não podia abandonar o barco.
“A gente funciona porque somos uma família, se um falta pesa para o outro, nos damos força e descobrimos que o espeto foi uma forma de nos unir. A gente começou a passar mais tempo juntos, descobrir o que estava acontecendo na vida um do outro e hoje é tudo muito gratificante”, emociona.
Erick não poupa elogios à esposa, sua maior fonte de inspiração. “Tudo isso aconteceu porque tem ela, as mãos dela, ela é a grande força do espetinho e da família. É a Mari quem correu atrás de tudo, ela monta tudo, ela prepara tudo e além de tudo ela cuida das duas casas”, reforça o quanto a esposa é guerreira. “Uma joia que Deus me deu. Se eu mereci algum dia na vida alguma coisa de valor pra mim é minha esposa, sem ela não teríamos essa família, muita dedicação, e amor”, elogia o marido apaixonado.
Alegria para o Erick e saber que a casinha da Rua Brasília leva amor aos clientes, não apenas pelo alimento ou ser um ambiente para família, mas por ver que os clientes ficam encantados em ver tanta gente da mesma família envolvida em um comércio para fazer dar certo.
“É vitorioso, os clientes falam sobre trabalharmos em família. As dificuldades vão surgir, mas paro para pensar no momento da dificuldade e transformo isso em motivação”.
Emocionada, Mari destaca que tudo o que é feito é com amor, desde os cuidados com os sobrinhos, a comida que serve na espetaria. Apesar das dificuldades, ela viu no amor o alicerce que a família precisava para enfrentar os problemas e crescer.
“Tudo que eu vou fazer para eles é com bastante amor. Comida e cuidado vem do amor mesmo que eu tenho, acho, para fazer tudo. Eu penso que se você não tiver amor no que faz nada fica bom”, comenta.
Ainda sobre os sobrinhos, ela agradece pelo respeito e dedicação de cada um. “Muitas vezes a gente deixou de dar até para os nossos para poder repartir com eles e graças a Deus eles já estão tudo encaminhado cada um tem seu trabalho são bem falado no que fazem, graças a Deus se tornaram homens. Não posso reclamar deles, me respeitam como mãe”, detalha.
Espetaria
Localizado na Rua Brasília 792, o Erick Espeto, funciona de quarta à sábado das 18h às 23h.
De espetinhos de carne, tulipinha de frango, coração de frango, linguiça e Queijo coalho. Erick oferece ‘jantinha’ com repolhete e mandioca e bebidas de todos os tipos.
Se você ainda não conhece o espaço, mas deseja levar a sua família em um ambiente descontraído, pode seguir a página @erickespetos e se deliciar.
Tags: economia, Espeto, Inspiração,