ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Escola de MS transforma água de ar-condicionado em alfaces

Projeto hidropônico incentiva protagonismo estudantil e reaproveita recursos em iniciativa premiada

Michelly Perez - 17/11/2025 • 11:53

Foto: Cid Nogueira

Unindo tecnologia, sustentabilidade e aprendizado prático em um mesmo espaço verde, a Escola Estadual Professora Neyder Suelly, em Campo Grande, vem se destacando como referência no ensino público de Mato Grosso do Sul. A horta hidropônica criada por estudantes e professores tornou-se um laboratório vivo de inovação, ao utilizar a água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado como base para o cultivo de hortaliças.

A ideia surgiu com o propósito de reduzir o desperdício e tornar a Educação Ambiental mais presente no cotidiano escolar. Da germinação das mudas à colheita, os alunos participam de todas as etapas, desenvolvendo responsabilidade, protagonismo e consciência ecológica.

Responsável pelo projeto, o professor Hélio Alves da Silva explica como funciona o sistema.

“Coletamos a água de quatro aparelhos e armazenamos em uma caixa de 310 litros. Ela recebe tratamento com nutrientes, tem pH e PPM controlados e garante o crescimento das plantas. Cada ar-condicionado produz de 18 a 25 litros por dia, e a reposição é feita semanalmente”, detalha.

O estudante Caleb Gattes Roberto de Oliveira, de 13 anos, do 8º ano, é um dos entusiastas da iniciativa.

“Eu gosto de participar de projetos e achei essa ideia muito boa, porque evita o desperdício. Como usamos bastante água, decidimos aproveitar a do ar-condicionado na hidroponia. É importante para a sustentabilidade, já que reaproveitamos algo que seria descartado”, afirma.

A horta também se tornou um espaço de interdisciplinaridade. Alunos de Administração cuidam da gestão de custos e insumos; estudantes de Publicidade produzem materiais de divulgação; e o Clube de Ciências monitora a qualidade da água, aplicando conhecimentos de química e biologia em um contexto totalmente prático.

Para o diretor Márcio Wagner, a iniciativa marca mais um avanço no trabalho coletivo da escola.

“A escola já trabalha há algum tempo com educação sustentável. Recentemente, fomos ao Rio de Janeiro receber o Selo ODS, como uma das duas escolas do estado certificadas. Isso nos motivou a ampliar ainda mais nossas ações. A entrega das mudas à comunidade é uma forma de mostrar nosso trabalho e reforçar nosso compromisso ambiental”, afirma.

Com criatividade, ciência e consciência ecológica, a Escola Estadual Professora Neyder Suelly mostra que inovação também brota da sala de aula. Até a água que antes se perdia no ar agora ajuda a cultivar um futuro mais verde, eficiente e sustentável.

Tags: educação, Horta, Sustentabilidade,