ícone whatsapp

Comunidade • Confira tudo que você precisa saber sobre a comunidade

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Governo Federal destina incentivo financeiro a mais de 18 mil estudantes do Ensino Médio em MS

Cada aluno beneficiado recebe mensalmente R$ 200, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo concluído

Da redação - 02/04/2024 • 13:00

Incentivo financeiro/Marcos Maluf

O Governo Federal, por meio do programa Pé-de-Meia, está destinando um incentivo financeiro educacional a mais de 18 mil estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa visa promover a permanência e a conclusão escolar desses jovens, além de reduzir as desigualdades sociais e promover a inclusão pela educação.

Segundo Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, superintendente da Superintendência de Informação e Tecnologia (Sitec) da Secretaria de Estado de Educação (SED), o Ministério da Educação (MEC) solicitou os dados dos alunos matriculados no Ensino Médio, com idade entre 14 a 24 anos, para verificar os elegíveis para o auxílio.

“Foram encaminhadas as informações dos nossos alunos para o MEC, e 18.351 deles foram considerados elegíveis, ou seja, sem nenhuma pendência para receber o benefício”, explicou Paulo.

O programa Pé-de-Meia consiste em um incentivo financeiro na modalidade de poupança. Cada aluno beneficiado recebe mensalmente R$ 200, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo concluído. Para continuar recebendo as parcelas, é necessário manter uma frequência mínima de 80%.

Paulo detalha: “O aluno recebe nove parcelas de R$ 200 ao longo do ano, totalizando R$ 1.800, e mais R$ 1.000 ao final de cada ano concluído. Além disso, ele pode receber mais R$ 200 caso faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o valor acumulado só pode ser sacado após a conclusão do Ensino Médio.”

Um ponto importante é que os estudantes não precisam se cadastrar no programa, pois a adesão foi feita automaticamente pela SED. “A habilitação é realizada diretamente com as informações da matrícula da rede pública e do Bolsa Família”, afirmou o superintendente.

Os primeiros depósitos de R$ 200 já foram realizados pela Caixa Econômica Federal, sendo disponibilizados através do aplicativo Caixa Tem. O pagamento ocorre de forma escalonada, de acordo com a data de nascimento dos estudantes, como segue:

– 26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;
– 27 de março: estudantes nascidos em março e abril;
– 28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;
– 1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;
– 2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;
– 3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.

Com essa iniciativa, o Governo Federal busca incentivar a educação e contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos estudantes de Mato Grosso do Sul.