ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Maria Eduarda foi a última candidata a enfrentar a temida baliza no pátio antes da mudança do Detran-MS

Teste que assustou gerações saiu de cena após jovem concluir a última prova dentro do Departamento

Michelly Perez - 27/01/2026 • 11:33

Foto: Rachid Waqued/Detran

A manhã da última sexta-feira (24) ficou marcada no Detran de Mato Grosso do Sul. Aos 18 anos, Maria Eduarda Franciozi entrou para a história ao ser a última candidata a fazer a famosa baliza dentro do pátio antes da mudança nas regras do exame prático da CNH.

O teste, que sempre deu frio na barriga de quem sonha em dirigir, não foi o maior problema para a jovem. “Não achei a baliza difícil. O que mais prejudica é o nervosismo”, contou Maria Eduarda, que iniciou o processo de habilitação em outubro do ano passado.

A partir desta segunda-feira (26), a baliza no pátio ficou no passado. Com as novas regras do Detran-MS, a prova prática agora acontece apenas nas ruas, em situações reais de trânsito. Outra novidade é que os candidatos podem errar mais: o limite de pontos subiu de três para dez.

Mesmo assim, Maria Eduarda vê as mudanças com cautela.

“Acho que por mais que tenha mais pontos para poder errar, com menos horas-aula obrigatórias, quem não dirigia antes não teria facilidade em passar na prova com a extensão dela para 10 minutos”, avaliou.

As alterações seguem uma tendência nacional e valem até que o novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular seja publicado. Segundo o Detran, apesar das mudanças, a avaliação continua focada em direção segura, respeito às regras e comportamento responsável no trânsito.

Com isso, a baliza no pátio se despede oficialmente — e Maria Eduarda fica como o nome que marcou o fim dessa etapa tão temida pelos futuros motoristas.

Tags: Baliza, candidata, Detran-MS,