Em uma história que prova a força da vida e o poder da dedicação, a família de Guilherme Valentin Souza e sua mãe, Amanda de Souza Santana, celebra uma vitória emocionante. Após meses de internação e uma luta incansável pela saúde, mãe e filho receberam alta no dia 22 de agosto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Guilherme, que nasceu com apenas 28 semanas de gestação, e Amanda, que enfrenta um quadro de esclerose sistêmica, fibrose pulmonar, lúpus e púrpura trombocitopênica trombótica, foram internados no mesmo dia, 15 de maio.
A partir daí, cada um em sua UTI, eles travaram suas próprias batalhas. Guilherme, na UTI Neonatal, lutava para ganhar peso e força, enquanto Amanda recebia cuidados intensivos para suas múltiplas condições.
Reencontro
O reencontro, antes da saída do hospital, foi o ponto alto dessa jornada. Graças à sensibilidade da equipe do Humap-UFMS/Ebserh, Amanda pôde, finalmente, segurar seu filho nos braços pela primeira vez.
“Foi muito emocionante, um verdadeiro milagre. Chorei muito quando pude ver ele pela primeira vez, vendo um serzinho tão pequenino e indefeso lutando pela própria vida”, relatou Amanda, emocionada.
A história comoveu a equipe médica, que acompanhou de perto a evolução de ambos. Um dos profissionais que acompanhou o caso resumiu o sentimento geral:
“É impossível não se emocionar ao ver mãe e filho saírem juntos, depois de tudo que passaram. Esse momento nos lembra por que escolhemos cuidar da vida todos os dias”.
A jornada de Amanda e Guilherme é um lembrete inspirador de que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, a ciência, o amor e a dedicação incansável de profissionais de saúde podem transformar desafios em vitórias inesquecíveis.