ícone whatsapp

Comunidade • Confira tudo que você precisa saber sobre a comunidade

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Restauração da estátua de Manoel de Barros: Ique começa trabalhos em Campo Grande

A estátua em bronze, erguida em 19 de dezembro de 2017 em celebração ao centenário do poeta, é um símbolo da literatura e da preservação da memória de Manoel de Barros

Da redação - 11/03/2024 • 10:31

Manoel de Barros/Chico Ribeiro

O renomado artista visual Ique desembarcou em Campo Grande neste domingo (10) para dar início aos trabalhos de restauração e revitalização da estátua de Manoel de Barros, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Rui Barbosa. O investimento da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) para esta importante intervenção é de R$ 75,6 mil.

A estátua em bronze, erguida em 19 de dezembro de 2017 em celebração ao centenário do poeta, é um símbolo da literatura e da preservação da memória de Manoel de Barros. Com 1,38 metro de altura e pesando 400kg, a estrutura reproduz com fidelidade o poeta sentado no sofá de sua casa, o canto que ele mais apreciava.

No entanto, em 19 de abril de 2021, a estátua foi alvo de atos de vandalismo, resultando na amputação do pé esquerdo, danos na face, nos óculos e no passarinho que o acompanha, além dos desgastes naturais do bronze ao longo do tempo.

Agora, Ique e sua equipe assumem a responsabilidade pela restauração das partes danificadas e pela revitalização do material, incluindo a remoção da oxidação causada pelas intempéries climáticas.

O artista chegou a Campo Grande trazendo moldes das peças que foram amputadas, como o pé esquerdo e os óculos, e sua equipe realizará a fundição dessas partes, além de um trabalho de iluminação em toda a estátua. O processo de restauração está programado para durar seis meses, com início nesta terça-feira (12), quando Ique e sua equipe farão uma visita técnica ao local.

A escultura em tamanho real, rica em detalhes que retratam a essência do poeta, é uma importante representação não apenas da obra de Manoel de Barros, mas também da identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, esta restauração é uma das ações mais significativas do ano. “Devolver o pé ao monumento de Manoel é devolver a Mato Grosso do Sul um de seus símbolos mais bonitos e marcantes. O poeta vive no imaginário de nossa sociedade, e sua estátua, além de ser um ponto turístico, é também uma lembrança da poesia e da vida deste grande artista”, destacou.