Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Experiência fez paciente refletir ainda mais sobre a importância em ser doador de órgãos
Michelly Perez - 04/08/2025 • 10:50
Foto: Unimed
Depois de quatro anos de espera e incertezas, Jair Lemos da Silva, 54 anos, finalmente recebeu um transplante renal que lhe deu uma nova chance de vida. A cirurgia, realizada no Hospital Unimed Campo Grande, foi um sucesso e Jair agora pode desfrutar de dias melhores.
A jornada de Jair começou há quatro anos, quando ele entrou na fila de espera por um transplante renal. No entanto, uma primeira tentativa de transplante foi frustrada devido a uma intercorrência com o doador vivo. Mas Jair não desistiu e continuou esperando por uma nova chance.
Em julho de 2025, Jair recebeu uma ligação que reascendeu sua esperança: um possível doador havia surgido. Ele e sua esposa, Cássia Regina Mariano Lemos, partiram de Três Lagoas para Campo Grande e, no dia 8 de julho, Jair foi submetido à cirurgia. Quatorze dias após a cirurgia, Jair recebeu a alta médica e pôde finalmente voltar para casa.
A esposa de Jair, Cássia, revelou a mistura de sentimentos que sentiu durante a espera pelo transplante. “A gente esperava por isso há muito tempo e o coração ficou apertado, mas, ao mesmo tempo, a felicidade tomava conta, porque sabíamos que o transplante era essencial para ele ter mais qualidade de vida”, compartilhou entre lágrimas.
A Celebração
Ao lado da esposa e rodeado dos profissionais que o cuidaram, Jair tocou o sino da vitória, uma forma simbólica de celebrar seu renascimento. Para Sabrina Cangussu, enfermeira no Hospital Unimed CG, esse momento é a recompensa de um trabalho feito a muitas mãos.
Jair destaca a importância da doação de órgãos e faz um apelo para que as pessoas pensem sobre isso. “A gente às vezes nem pensa nisso, mas precisa pensar. Tem tanta gente precisando de uma doação para poder viver. Com tudo o que passei, não tem como não ser doador.”
Tags: Rim, saúde, Transplante,