Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Reproduções das obras do artista sul-mato-grossense Isaac de Oliveira passam a integrar o Hospital Universitário
Michelly Perez - 05/03/2026 • 08:22
Foto: divulgação-Humap-UFMS
Quem percorre os corredores do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) percebe rapidamente que a atmosfera mudou. Entre a rotina de consultas e exames, as paredes agora transbordam cores intensas e paisagens que carregam a essência de Mato Grosso do Sul. As reproduções das obras de Isaac de Oliveira chegaram para provar que a arte e o cuidado caminham lado a lado.
A iniciativa busca suavizar um espaço tradicionalmente marcado pela ansiedade. Mais do que simples decoração, as imagens criam uma pausa visual, oferecendo conforto emocional a pacientes, acompanhantes e à equipe de saúde.
As reproduções foram generosamente cedidas pela viúva do artista, Selma Rodrigues. Com este gesto, o legado de Isaac rompe as barreiras das galerias para ocupar um espaço de cura, reforçando o papel transformador da arte. Para a chefe da Comunicação Social do hospital, Yara Ferro, a chegada das obras também tem um significado pessoal. Ela conviveu com o artista no início da carreira, quando estagiava em uma agência de publicidade da qual Isaac era sócio.
“Ele era um ser de luz. Onde passava, tudo ficava mais bonito e alegre. As obras dele fazem exatamente isso aqui dentro: deixam o hospital mais humano e sensível” — Yara Ferro, chefe de Comunicação Social do Humap.
Isaac de Oliveira era mestre em traduzir o movimento. Suas telas eternizaram: O Pantanal e o Cerrado: fauna e flora com cores pulsantes; Identidade Regional: o cotidiano pantaneiro sob um olhar vibrante e a Humanização: a mistura da tecnologia hospitalar com a sensibilidade artística.
Essa integração segue uma tendência global na saúde: a humanização hospitalar. Estudos indicam que ambientes enriquecidos com elementos culturais ajudam a reduzir o estresse e podem até auxiliar no processo de recuperação dos pacientes.
Nascido em 1953, em Santo Anastácio (SP), foi em Campo Grande que Isaac de Oliveira se consolidou como uma das maiores referências das artes visuais da região.
Embora tenha falecido em 2019, sua presença permanece viva em cada pincelada que agora adorna o Humap. Ao trazer a natureza para dentro do hospital, a instituição não apenas embeleza suas paredes, mas reforça o sentimento de pertencimento de quem reconhece naquelas cores a sua própria terra.
Tags: Arte, Cores, Hospital Universitário,