O Museu da Imagem e do Som (MIS) ficará fechado ao público a partir do dia 19 de dezembro até 20 de janeiro para passar por uma série de adequações estruturais. A pausa nas atividades faz parte de um processo de revitalização do espaço, com foco em melhorar o atendimento ao público e ampliar a programação cultura.
Segundo a diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Melly Sena, o museu deve reabrir em 2026 com importantes novidades. Entre elas está a reorganização da sala de exposições temporárias, que receberá três grandes mostras em preparação para as comemorações dos 50 anos de criação do Estado.
“As exposições vão abordar a memória do audiovisual, do cinema e da música de Mato Grosso do Sul. É um grande ganho para o MIS e para a sociedade sul-mato-grossense”, destacou a diretora.
Durante o período de recesso, o espaço museográfico será revitalizado e também serão implantados dois laboratórios de audiovisual. A interrupção das atividades, segundo a direção, é necessária tanto para garantir a execução das obras quanto a segurança do público.
“Nós precisamos interromper as atividades para reinaugurar o espaço oferecendo um ambiente mais agradável e seguro para a população”, explicou Melly Sena.
Sobre o MIS
Com a missão de “Preservar a memória, educar para o futuro”, o MIS é uma unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável por guardar e difundir a memória visual e sonora do Estado. O acervo reúne mais de 108 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.
Ao longo dos anos, o museu tem promovido ações educativas e culturais por meio de programas como Amplificadores de Cultura, Cultura em Situação, Cinema no Museu e Exposições Temporárias, além de palestras, oficinas, cursos, seminários e mostras de cinema, contribuindo para a formação cultural da comunidade sul-mato-grossense.