Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Pioneira na cena sul-mato-grossense demonstrou desde cedo uma inclinação para as artes
Michelly Perez - 23/04/2025 • 10:18
Foto: divulgação
A partir desta sexta-feira (25), as obras de Lídia Baís, serão expostas na Assembleia Legislativa. A exposição marca a instituição da honraria por meio da Resolução n. 03/24, criada para reconhecer e valorizar a produção artística de autoria feminina em Mato Grosso do Sul.
Entre as obras que poderão ser apreciadas estão: Auto Retrato (Simboliza-Trindade), Virgem com Cruz e Micróbio da Fuzarca, todas executadas com a técnica de óleo sobre tela. As peças revelam a sensibilidade, ousadia e a espiritualidade que marcam o estilo inconfundível de Lídia Baís, artista pioneira na cena sul-mato-grossense.
Nascida em 22 de abril de 1900, em Campo Grande, Lídia Baís foi uma artista multifacetada que desafiou as convenções sociais e culturais de sua época. Filha do maestro Gabriel Baís, demonstrou desde cedo uma inclinação para as artes, estudando pintura no Rio de Janeiro (RJ) com renomados professores como Henrique Bernardelli e Oswaldo Teixeira.
Sua busca por aprimoramento a levou a viagens pela Europa, onde teve contato com movimentos artísticos como o expressionismo e o surrealismo, influências perceptíveis em suas obras.
A produção artística de Lídia é marcada por temas místicos, religiosos e femininos, frequentemente explorando a dualidade entre o sagrado e o profano. Lídia viveu de forma reclusa por longos períodos, dedicando-se à meditação, ao estudo de filosofias espirituais e à caridade, frequentemente doando pertences aos necessitados. Faleceu em 10 de outubro de 1985, na capital sul-mato-grossense.
As peças estarão em exposição durante sessão solene de concessão da “Comenda Lídia Baís”, na sexta-feira (25), das 19h às 22h, no plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.