ícone whatsapp

Cultura • Confira tudo que você precisa saber sobre cultura

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

‘Rouge’ na Tela! Cineclube em francês promove debate sobre poluição e ética

Questões 'caem como uma luva' nos debates sobre grandes indústrias e transparência em MS

Michelly Perez - 29/09/2025 • 09:30

Foto: reprodução

Prepare a pipoca e o senso crítico! O Cineclube em Francês da UFMS exibe o filme “Rouge” (dirigido por Farid Bentoumi) em uma sessão gratuita e aberta à comunidade no dia 2 de outubro, a partir das 18h30, no Auditório Jurandir S. Nogueira (Cidade Universitária). Mas a sessão é mais do que um passeio pela sétima arte francesa. O objetivo é usar o filme como “catalisador” de um debate essencial.

A trama de “Rouge” é pura adrenalina ética: a jovem enfermeira Nour é contratada por uma usina química onde seu pai, um sindicalista, trabalha. Ela logo descobre que a empresa esconde segredos graves: poluição, acidentes e dossiês médicos manipulados. A partir daí, ela precisa escolher entre o silêncio e a verdade, colocando em xeque sua relação com o pai e a comunidade.

Para o coordenador do evento e professor de francês da UFMS, Loïc le Morvan, o filme tem uma conexão direta com a realidade local: “Queremos mostrar como o cinema pode aproximar contextos diferentes e estimular o debate crítico dentro da Universidade, especialmente sobre usinas de celulose e seus impactos ambientais aqui no MS”.

O Debate que não pode faltar

Após a exibição, que terá legendas em português, haverá um bate-papo com o público para discutir temas como meio ambiente, saúde pública, transparência e responsabilidade social das empresas.

O evento é fruto de uma parceria da UFMS com a UFGD (que também exibirá o filme) e faz parte do programa de Assistentes de Francês da Embaixada da França. É a chance de “dissolver” as dúvidas e ter uma “reação química” de ideias sobre desenvolvimento e sustentabilidade!

Tags: filme, Rouge, UFMS,