ícone whatsapp

Cultura • Confira tudo que você precisa saber sobre cultura

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Semana cultural no Sesc terá debate sobre saúde mental, cinema e tributo a Adriana Calcanhotto

Programação gratuita acontece de 17 a 21 de março com opções para todas as idades

Michelly Perez - 16/03/2026 • 08:44

Foto: reprodução

Reflexões sobre saúde mental, cinema nacional, música brasileira, teatro e programação infantil movimentam a agenda cultural do Teatro Prosa nesta semana. A programação acontece entre os dias 17 e 21 de março, com atividades abertas ao público e ingressos gratuitos disponibilizados pela plataforma Sympla.

A semana começa na terça-feira (17), às 19h, com a roda de conversa “Memória, Afeto e Saúde Mental: Um diálogo entre psicologia e psiquiatria”. O encontro reúne a psicóloga e professora Eliane Greice, autora do livro Cuidando de Memórias, e o psiquiatra Iago Davanço Nogueira. A proposta é abrir um espaço de acolhimento e informação para discutir memória, cuidado emocional e os desafios da saúde mental ao longo da vida.

Na quarta-feira (18), também às 19h, o Cine Sesc exibe o filme Mambembe, dirigido por Fabio Meira. Com 97 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos, o longa acompanha a retomada de uma filmagem iniciada em 2010 sobre um topógrafo errante e seu encontro com três mulheres de um circo itinerante, refletindo sobre o acaso, a criação artística e o próprio processo de fazer cinema.

A música toma conta do palco na quinta-feira (19), às 19h, com o show “Dois – Tributo à Adriana Calcanhotto”, apresentado pela cantora e atriz Ariádne Farinéa. O espetáculo revisita sucessos da carreira de Adriana Calcanhotto, como “Vambora”, “Metade”, “Esquadros” e “Devolva-me”, em uma apresentação intimista com novos arranjos e interpretações.

Na sexta-feira (20), às 19h, o público poderá conferir o espetáculo teatral “Petúnia”, da Companhia Fulano di Tal. A peça acompanha uma narradora que tenta reconstruir, entre memórias e afetos, a história de uma jovem conhecida como “a mais feia das feias”. Entre mito e lembrança, a montagem aborda temas como identidade, pertencimento e memória.

Encerrando a semana cultural, no sábado (21), às 16h, a programação infantil apresenta “Navegantes”, com o Grupo Deslimites. Misturando atores e bonecos, o espetáculo conta histórias inspiradas em rios e mares, trazendo personagens do imaginário regional e reflexões sobre poluição e preservação das águas.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com ingressos disponíveis online.

Tags: cultura, programação, SESC,