Morreu na noite de quarta-feira (17), em Campo Grande, a cantora Eleonor Aparecida Ferreira dos Santos, a Betinha, integrante da histórica dupla Beth e Betinha. Aos 84 anos, a artista enfrentava complicações de saúde e estava internada no Humap-UFMS. Ela completaria 85 anos no dia 1º de janeiro.
Nascida em Rio Brilhante, Betinha dedicou mais de 60 anos à música e ajudou a escrever a história cultural de Mato Grosso do Sul. Ao lado da irmã Beth, formou a primeira dupla feminina do Estado, abrindo caminhos para mulheres em um cenário dominado por homens.
Desde criança, cantava em rádios do Paraguai, muitas vezes em guarani, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de “Princesinha da Fronteira”. Ao longo da trajetória, a dupla gravou mais de 200 músicas, eternizando o sertanejo raiz e a identidade musical sul-mato-grossense.
Símbolo de pioneirismo, resistência e sensibilidade, Betinha deixa um legado que segue vivo na memória, nas canções e no coração de Mato Grosso do Sul.